Lutadores agradeceram o apoio dado pela Prefeitura e já pleitearam oportunidades para o Bolsa Atleta.
Após as conquistas no Mundial de Jiu-Jitsu, disputado entre os dias 18 e 21 de julho, em São Paulo, os atletas James Alves, 42, e Rogério Vieira, 29, encontraram-se com o prefeito Ronaldo Dimas e com o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira, na tarde desta quarta-feira, 24, para agradecer o apoio dado pela Prefeitura durante as disputas. O treinador da Amazon Fight Team, Roniedson Andrade, também participou do encontro.
Ronaldo mostrou-se muito satisfeito com os resultados alcançados pelos atletas. “Fico feliz em saber que nossa ajuda contribuiu para estas conquistas. Isto é sinal de que precisamos fazer mais, por isso criamos o Bolsa Atleta”, disse o prefeito.
James e Rogério já sinalizaram interesse em se inscrever no programa. O campeão da categoria Faixa Branca, James, lembra que ajuda financeira é determinante para o preparo do atleta. “Desde a alimentação até o deslocamento ao local das disputas, o apoio tranqüiliza o atleta, que pode se concentrar mais nas lutas”, enfatiza. Já para Rogério, medalha de prata na categoria Master, a ajuda financeira irá revelar mais talentos da cidade. “Posso falar pelo jiu-jitsu. Com a bolsa, muitas outras medalhas vão ser trazidas para Araguaína porque temos atletas de muita qualidade e que só precisam deste apoio”, aposta.
“É justamente isso que pretendemos com o programa: revelar talentos e apoiar os que já estão na ativa, dando condições para que eles se destaquem ainda mais”, completou Ronaldo.
Bolsa Atleta
O programa é um auxílio financeiro para as despesas pessoais dos esportistas. As bolsas variam de R$ 500 a R$ 1.000 e têm o propósito de incentivar atletas e paratletas da cidade em diversas modalidades esportivas. Para participar do programa, os candidatos precisam ter idade mínima de 14 anos para bolsas atletas regional, estadual, nacional, internacional, olímpica e paraolímpica, e 12 anos para a Bolsa Estudantil.
As informações sobre a bolsa estão disponíveis na página do programa, com link no site da prefeitura (araguaina.to.gov.br).
Conquistas
Neste ano, a delegação de Araguaína levou apenas quatro atletas para o mundial. “Mas conquistamos duas medalhas importantes. Tinha Estado com mais de 40 atletas e que não conseguiu premiações. Sabemos de nosso potencial e estamos mostrando isso”, reforçou o treinador e lutador, Roniedson Andrade, que, em maio, foi campeão com mais três atletas no Campeonato Brasileiro, disputado em Belém.
“O primeiro apoio que a Prefeitura deu para os lutadores foi nesta competição. Eles mostraram qualidade com as quatro medalhas e por isso continuamos com o auxílio. Queremos ampliar isso para outras modalidades com o Bolsa Atleta”, comentou o secretário Wilamas.
Projetos
Durante o bate papo com os atletas, Ronaldo sugeriu que campeonatos de grande porte fossem trazidos para Araguaína, como forma de incentivar e divulgar a cidade e os lutadores locais. Roniedson adiantou que está elaborando um projeto para realizar, em Araguaína, o Internacional Open Tocantinense de Jiu-Jitsu. “Já conversamos com a federação estadual e estimamos pelo menos 1500 atletas que viriam disputar as lutas aqui. Vamos apresentar o projeto para a confederação brasileira e aguardar”, afirmou.
Crédito das fotos: Leyla Mell - Ascom Prefeitura