Entre as obras previstas para a cidade estão o Centro de Convenções, com recursos do Governo Federal, criação de um laticínio e uma unidade da Empraba.
urante a inauguração do novo prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, no último dia 7, o prefeito Ronaldo Dimas e a senadora Kátia Abreu conversaram sobre os benefícios da instituição e os demais investimentos que serão feitos em Araguaína com o auxílio da parlamentar. Entre eles está o Centro de Convenções, orçado em aproximadamente R$ 30 milhões. “Esta obra será de grande valia para nossa cidade e região porque nos tornaremos referência para a realização de grandes eventos, atraindo as atenções para Araguaína. Será, também, uma importante opção para oferecer diversas atividades para o cidadão”, explica o prefeito Ronaldo Dimas.
A senadora visitou o local escolhido para o centro, próximo ao Lago Azul, e considerou a área privilegiada para o investimento. “Sem dúvidas será uma grande avanço para Araguaína. Vamos trabalhar este recurso junto ao Ministério do Turismo e, se necessário, até mesmo junto à presidente Dilma”, contou.
Kátia Abreu também elogiou o empenho das equipes da atual gestão na elaboração dos projetos que, na visão dela, são um ponto a mais para conseguir os recursos. “Há governos estaduais que não têm o grau de planejamento que o Ronaldo está desenvolvendo em Araguaína. Isto com certeza vai agilizar muito todos os processos”, reforça a senadora.
Investimentos no campo
Um dos projetos para Araguaína é a implantação de uma bacia leiteira para atender pequenos e médios produtores. “Temos uma pecuária leiteira muito forte e centenas de criadores em nossa região. Vamos unir os esforços para valorizar a produção de cada um”, disse o prefeito. A ideia é construir um laticínio da cooperativa de produtores. “Já empenhei um milhão de reais de emenda e ainda contamos com mais 300 mil de outras emendas parlamentares. É um ótimo começo”, lembrou Kátia. Inicialmente, a produção será voltada para o mercado interno, mas com vistas à qualificação e capacitação técnica dos produtores para a busca de outros mercados.
Outra ação é a criação de um núcleo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa na cidade. O órgão atuará em três frentes da região norte: floresta, agricultura e pecuária. “As articulações já estão acontecendo com o auxílio do deputado Irajá Abreu”, conta a senadora. “Já mostramos que temos potencial para abrigar importantes pesquisas ligadas ao campo. A Embrapa em Araguaína trará inúmeros avanços para toda a região norte”, enfatiza Ronaldo.
SENAR
A unidade do SENAR atenderá 25 municípios da região norte do Estado oferecendo qualificação profissional e ações de extensão rural para trabalhadores e produtores rurais e jovens da rede estadual de ensino. “Temos atividades rurais fortes em nossa região, principalmente com a agricultura familiar”, coloca Ronaldo.