Empresa implantará em cerca de 20 dias projeto piloto que testará monitoramento nas escolas e veículos escolares em tempo real. Informações dos serviços prestados pelo município faz parte do Projeto Araguaína Conectada
O projeto piloto de monitoramento educacional implantará em setembro equipamentos tecnológicos em algumas escolas e veículos de transporte escolar da rede municipal de ensino de Araguaína. Com a implantação, a Prefeitura poderá monitorar o trajeto e a frequência dos alunos. “Os pais confiam seus filhos aos cuidados do município. Com esse sistema de monitoramento, saberemos horários e rotas dos alunos desde o embarque até o desembarque no ônibus, em tempo real”, informou o prefeito Ronaldo Dimas.
O projeto experimental tem o prazo de 20 dias para implantação e contará com GPS nos veículos, catracas eletrônicas com biometria nas escolas, cartões de identificação entregues aos alunos e tabletes fornecidos aos professores.
Paulo Cezar de Moraes, diretor comercial da empresa DotFlex, de São Paulo, responsável pelo projeto, explica que o monitoramento será por meio de GPS nos veículos que indicará em temo real da rota dos veículos e se cumpriu todos os horários e rotas, haverá ainda, cartões de identificações com informação sobre o embarque e desembarque dos alunos, as catracas com biometria fará uma relação dos alunos frequentes, e tabletes para os professores que irão ratificar a presença e enviar à merendeira, que terá um controle de refeições, evitando o desperdício.
Dados em tempo real
Moraes ainda informou que o monitoramento permite que a Secretaria de Educação possa ter relatórios com mais agilidade e precisão, como a média de consumo das escolas e evasão dos alunos. “Além disso, a Prefeitura terá dados reais sobre as escolas e acompanhar a evolução dos trabalhos via web”, apontou o diretor.
O prazo para que os testes sejam concluídos nas escolas de Araguaína é de 60 dias. O monitoramento, após a implantação, poderá custar mensalmente às escolas até R$ 4,50 por aluno. “O custo benefício é enorme, levando em consideração diversos fatores, entre eles o não desperdício da merenda, por exemplo, além da segurança que trará aos pais e gestores”, disse o prefeito, acrescentando que o projeto faz parte das ações de uma de suas propostas de campanha, o Araguaína Conectada. “Dentro do Araguaína Conectada também já temos os boletins, que os pais já podem acessar online”, finalizou.