Prefeitura entregou à população a Central de Interpretação de Libras, uma nova Unidade Básica de Saúde e mais sete veículos para a saúde, além de um veículo de suporte básico para o SAMU
Seguindo a programação do 55º aniversário de Araguaína, a Prefeitura inaugurou na tarde da última quarta-feira, 13, duas obras importantes para a cidade e fez a entrega de veículos para a saúde. A primeira obra foi a Central de Interpretação de Libras - CIL, na Secretaria do Trabalho e Ação Social. A segunda foi a Unidade Básica de Saúde Manoel Maria Dias de Brito, no setor Cimba, juntamente com entrega de sete novos veículos para a Atenção Básica e um para o Serviço Móvel de Urgência - SAMU.
“Essas obras fazem parte de nosso plano de governo, que está apenas começando”, apontou o prefeito Ronaldo Dimas. Além do prefeito, as inaugurações contaram com a presença do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, secretários municipais, vereadores e autoridades estaduais e locais.
CIL
A primeira CIL do Estado disponibiliza uma sala de 40 metros quadrados na Secretaria do Trabalho e Ação Social, com atendimentos e prestação de serviços virtuais e um veículo para transportar o deficiente auditivo a eventos em que for acompanhado pela intérprete.
A implantação da CIL em Araguaína foi resultado da parceria entre as Secretarias Municipais da Captação e Gestão de Recursos e a Secretaria do Trabalho de Ação Social com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “A administração do prefeito Ronaldo Dimas fez uma ação conjunta e hoje temos o resultado desta parceria, pois vivemos novos tempos”, afirmou a secretária do Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro.
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, disse que a sua vinda para a inauguração da CIL foi um compromisso firmado entre ele e o prefeito Ronaldo Dimas. “Desde quando Ronaldo ainda era secretário das Cidades disse a ele: se você ganhar para prefeito, irei a sua cidade”, apontou o secretário.
Ele ainda afirmou que intermediará a construção do primeiro Centro de Reabilitação de Portadores de Necessidades Físicas do Tocantins em Araguaína. “Esse é 5º município que mais emplaca motos no país e, portanto, tem mais acidentes e pessoas que precisam ser reabilitadas”, justificou. Ferreira ainda parabenizou a cidade e a atual gestão e adiantou: “Temos garantidos recursos para os conselhos municipais equiparem um espaço comunitário, inclusive com capacitações”.
Para o prefeito, a CIL faz parte de uma das metas de sua gestão, que é a melhoria de atendimentos às pessoas com deficiência. “Temos muitos problemas com acessibilidade, desde as calçadas até as ruas. Estamos enfrentando e resolvendo”, pontuou, acrescentando que a primeira obra de acessibilidade será a revitalização das calçadas da Avenida Cônego João Lima, no trecho que vai da Avenida Neblina até a BR-153. Dimas adiantou que outra importante obra será feita em 2014: o Centro de Reabilitação de Pessoas em Situação de Rua.
UBS Cimba
“Estamos no caminho certo para a reestruturação da saúde básica”. Foi com essa frase que o secretário de Saúde do Município, Rubens Neves, iniciou o discurso de inauguração da UBS Manoel Maria Dias de Brito, no setor Cimba. A nova unidade conta com duas equipes do Programa Saúde da Família, com dois consultórios médicos, dois de enfermagem e dois odontológicos, salas de coleta, vacina, expurgo, lavanderia, triagem, arquivo, cozinha, recepção e farmácia básica. “Além da estrutura, estamos montando um sistema de saúde humanizado com total força na reconstrução das UBS” disse o secretário, pontuando ainda que “o entusiasmo de nossa equipe está aumentando, e até os parlamentares estão acreditando na atual gestão, que está comprometida com a população”.
O prefeito Ronaldo Dimas relembrou e caracterizou como crítica a situação da Atenção Básica do Município no início do ano. “A gente vinha vivenciando uma situação crítica e a saúde, num ponto de vista licitatório, encontra muitas dificuldades”, explicou. Para agilizar os processos de licitação da saúde, o prefeito disse que uma equipe especializada foi direcionada para os serviços.
Além dos sete veículos entregues e a unidade de suporte para o SAMU, frutos de uma emenda parlamentar do deputado federal Lázaro Botelho, o prefeito apontou que novas emendas se reverterão em mais obras para os araguainenses. “Temos emendas já direcionadas para a reforma do Centro de Controle de Zoonoses e para possível construção de novas unidades, além de reorganizarmos um lugar para o SAMU, que provavelmente será no prédio do atual Tiro de Guerra”, adiantou o prefeito.
A nova UBS oferece atendimento aos moradores dos setores Cimba, Brasil, Jardim das Mangueiras, Universitário, os loteamentos Castelo Branco e Cimba, as vilas Goiás, Santa Rita e Santiago, além das chácaras e fazendas que ficam no entorno do postinho.
Crédito: Ascom Prefeitura