Gestores e docentes serão capacitados no atendimento a alunos com algum tipo de deficiência. Araguaína destaca-se no cenário nacional na abrangência do serviço.
Gestores e docentes do programa de Educação Inclusiva e Direito à Diversidade, da Secretaria de Educação do Município e de mais 35 cidades da região centro-norte do Estado, participarão de um curso de formação e capacitação nos dias 29 e 30 de outubro, no Espaço Absolute, situado na Rua Butiá, Vila Ribeiro, próximo à Escola Municipal Léia Raquel, a partir das 8 horas. A previsão é que o evento receba aproximadamente 200 servidores da Educação.
Temas
Entre os assuntos abordados junto aos participantes estão a alfabetização de alunos com deficiência auditiva por meio de práticas pedagógicas de leitura e escrita; a importância da escola no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes; atividades pedagógicas para alfabetização de deficientes visuais; promoção social e acessibilidade para pessoas com deficiência, entre outros tópicos. “Os temas são pertinentes à realidade que vivenciamos nas nossas escolas e das demandas de outros municípios”, lembra o secretário Jocirley de Oliveira.
Ações
Desde 2003, em parceria com o Ministério da Educação, a prefeitura desenvolve o programa de Educação Inclusiva, que propicia a participação de alunos com deficiência no ensino regular. Atualmente, a rede municipal dispõe de 27 salas de Atendimento de Educacional Especializado nas zonas urbana e rural, todas elas equipadas com recursos multifuncionais, atendendo mais de 500 alunos. “Em nível nacional, Araguaína aparece como destaque na aplicação das políticas públicas de inclusão na Educação. Para mantermos o bom atendimento aos que necessitam, promovemos essa formação, para que todos os servidores saibam atuar junto às famílias e alunos”, ressalta Oliveira.
Recursos
Na sala de aula, o aluno adquire o conhecimento e é reintegrado à rede de ensino por meio do Sistema Braille, Atividade de Vida Autônoma, Desenvolvimento de Processos Mentais, Orientação e Mobilidade, Língua Brasileira de Sinais, Comunicação Alternativa e Aumentativa, Atividades de Enriquecimento Curricular, Soroban, Informática Acessível e Língua Portuguesa na modalidade escrita.
Metas
A Educação Inclusiva tem como objetivo criar uma visão acolhedora e promover o acesso e permanência dos alunos com deficiências e transtornos globais de desenvolvimento no sistema de ensino. “Esta é melhor maneira de tornar as escolas um espaço amplamente democrático, livre de barreiras e obstáculos que impeçam a participação de todos”, acrescenta Jocirley.
Crédito: Divulgação