Palestras abordarão a preservação da água, cuidado com o fogo e descarte correto do lixo. Haverá distribuição de mudas e passeio ciclístico.
Com foco na educação de crianças e jovens, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, promove a 1ª Semana de Meio Ambiente, de 3 a 8 de junho, com ações junto às escolas municipais, palestras, distribuição de mudas e passeio ciclístico. “Vamos garantir a preservação dos recursos naturais educando os adultos de amanhã. As crianças absorvem rapidamente as informações e ainda conseguem transmiti-las dentro de casa”, enfatiza o secretário Bruno Cesar.
Temas
As palestras acontecem nos dias 4, 6 e 7 e trabalharão três eixos importantes para a preservação do meio ambiente: água, fogo e lixo. O cuidado com nascentes, córregos e o tratamento de esgoto serão abordados nas palestras sobre os recursos hídricos.
Com a aproximação do período de estiagem, o combate às queimadas, empobrecimento do solo, morte de animais e a conseqüente criminalização ambiental destas ações também serão o foco quando o assunto for fogo. “Os palestrantes mostrarão alternativas como a queimada controlada ou o despejo de galhadas em locais apropriados para evitar focos de incêndio pela cidade”, lembra Dinarte Guimarães Amaro, coordenador de Educação Ambiental.
Outro ponto fundamental serão os 3 “R”s – Redução, Reutilização e Reciclagem (coleta seletiva) – para o tratamento do lixo doméstico. “Temos que incentivar a cultura da separação de resíduos e o combate ao desperdício de alimentos”, reitera o secretário.
E dentro das temáticas, os participantes ainda aprenderão dicas de economia de água, reaproveitamento de materiais, entre outros assuntos dentro da Educação Ambiental.
Mudas e pedalada ecológica
No dia 5, cerca de 2000 mudas de plantas nativas da região serão distribuídas na Avenida Marginal Neblina, às 7 da manhã e às 16:30 da tarde. Já no sábado, dia 8, encerrando a programação, a prefeitura promoverá um passeio ciclístico pelas ruas da cidade para incentivar a prática do exercício físico, o uso das bicicletas ao invés de veículos e chamar a atenção da sociedade para a preservação do meio ambiente. Os interessados devem se inscrever com 1 kg de alimento não perecível e ainda concorrerão a uma bicicleta no fim do passeio.
Os participantes sairão da Avenida Filadélfia, em frente à Conab, seguindo pela Marginal Neblina, Cônego João Lima, Rua 2 de Julho, 1º de Janeiro, Prefeito João de Sousa Lima, finalizando também em frente à Conab.
Cronograma
04/06 – Terça-feira
09:30 – Palestras nas escolas municipais José Ferreira Barros (Céu Azul) e Léia Raquel (Vila Ribeiro)
15:30 – Palestras nas escolas municipais Santa Luzia (Santa Luzia) e Salomão Cardoso (Rua São Jorge – Bairro São João)
05/06 – Quarta-feira
7 horas e 16:30 horas – Distribuição de mudas na Marginal Neblina e divulgação do passeio ciclístico.
06/06 – Quinta-feira
09:30 - Palestras nas escolas municipais Meu Castelinho (Setor Oeste) e Olavo Bilac (Rua Flor de Lis)
15:30 - Palestras na escola municipal Aurélio Buarque de Holanda (St. Dom Orione)
07/06 – Sexta-feira
09:30 - Palestras nas escolas municipais Maria da Conceição (Rua dos Candangos – Jardim Paulista) e Casemiro Freitas Soares (Jardim Santa Helena, ao lado do cemitério)
15:30 - Palestras no Colégio Pré-Universitário (Próximo aos Murads)
08/06 - Sábado
8 horas – Passeio Ciclístico (saída em frente à Conab)