Galpão no Setor Monte Sinai não receberá mais pneus velhos. Proprietários devem guardá-los em local apropriado até semana que vem, quando o Município disponibilizará galpão definitivo
Donos de borracharias e lojas revendedoras de pneus devem dar destino certo aos pneus em desuso. É o que informa a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia. O antigo galpão do Setor Monte Sinai não deve ser utilizado para esse fim. Um galpão definitivo no Distrito Agroindustrial de Araguaína – DAIARA será disponibilizado pela Prefeitura até o dia 16 de agosto. Até essa data, os pneus devem ser armazenados em locais apropriados.
O biólogo municipal Tibério Dias afirmou que o destino incorreto dos pneus pode causar um grave problema ambiental e de saúde. “Se jogados no meio ambiente, os pneus não são deteriorados pela natureza e causam transtornos. Além da queima por vândalos, propiciam focos de mosquitos causadores de doenças, como a dengue”, disse Dias.
Ainda segundo ele, foi por causa desse caso de saúde pública que a Prefeitura resolveu disponibilizar um local apropriado para destino desses pneus. “Semana que vem um galpão no DAIARA será o destino desses pneus em desuso, até que os fabricantes de pneus, obrigados a dar um fim correto aos mesmos, enviem-os à reciclagem”, informou o biólogo.
Um trabalho de conscientização, segundo Dias, está sendo realizado pelo poder público municipal junto aos borracheiros e revendedores de pneus. “Estamos cadastrando as borracharias e lojas revendedoras de Araguaína para formarmos uma associação, que será responsável pelo recolhimento dos pneus até o ponto de coleta no DAIARA e conscientizá-los dos perigos do mau armazenamento dos mesmos”, apontou.
Ainda sobre o mau armazenamento dos pneus, o biólogo Tibério Dias alertou que fiscais ambientais estarão notificando e autuando quem depositá-los em locais inapropriados. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 9976 7337.