A ação faz parte do programa de Assistência Farmacêutica que irá retornar as farmácias para dentro das Unidades Básicas de Saúde.
Dando continuidade às ações de reorganização do sistema de saúde para melhorar o acesso da população aos medicamentos gratuitos, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou, neste dia 25, a Farmácia Central, localizada na Rua 25 de Dezembro, no prédio da Prefeitura. A nova unidade dispensará somente remédios sujeitos à Controle Especial e, por ser a única farmácia com estes medicamentos, terá horário de atendimento diferenciado: de segunda a sexta feira, das 7:00 horas às 18:00 horas, ininterruptas. Antes, a unidade funcionava das 12:30 às 17:30 horas. O horário foi ampliado para atender melhor a comunidade. “Esta ação faz parte de um processo mais abrangente que inclui o retorno das farmácias para dentro das unidades básicas de saúde”, anuncia o prefeito Ronaldo Dimas.
Assistência Farmacêutica Municipal
A Secretaria de Saúde avança na implementação do plano de reestruturação da Assistência Farmacêutica Municipal, que atende aos anseios da comunidade. “Com as farmácias estruturadas, poderemos oferecer serviços farmacêuticos qualificados no atendimento à população. Damos um passo significativo para o atendimento mais humanizado dentro dos princípios constitucionais da integralidade e da gratuidade do SUS”, explica o secretário Rubens Neves.
A oferta de medicamentos será acompanhada pela orientação farmacêutica. Nas farmácias municipais são disponibilizados remédios pertencentes aos componentes básicos e estratégicos que atendem aos programas de Atenção Básica, Hipertensão e Diabetes, Doença Sexualmente Transmissível, Hanseníase, Tuberculose, Programa Nacional da Suplementação Férrica, Toxoplasmose e Tabagismo.
“É importante ressaltar que, para o paciente de Araguaína receber a medicação nas farmácias municipais, é preciso ter em mãos uma prescrição de medicamentos. Porém na Farmácia Central, onde estão disponibilizados os medicamentos de Controle Especial, além de possuir a prescrição médica em conformidade com uma portaria do Ministério da Saúde, é preciso apresentar o cartão SUS e a Carteira de Identidade do paciente”, explica a assessora técnica em assistência farmacêutica, Christianne Bonamigo de Lima.
Números
Araguaína conta hoje com 17 postos de saúde localizados em bairros estratégicos da cidade. São 4 farmácias dentro das unidades, além de 5 farmácias regionalizadas, sendo, portanto, 9 farmácias para atendimento aos programas da atenção básica. A prefeitura está providenciando documentos e equipamentos, além das adequações necessárias, para cumprir o compromisso de retornar as Farmácias Básicas para dentro de todas as UBSs.