Ações nas escolas, junto aos moradores e em mídias buscam diminuição do despejo de água servida nas ruas da cidade
A Prefeitura de Araguaína, em parceria com a empresa Foz|Saneatins, realiza uma campanha educativa quanto ao destino correto da água servida. O projeto envolve ações nas escolas, junto aos moradores e em mídias impressas, na televisão, no rádio e na internet. “A água servida, se despejada em local inadequado, se torna fonte de doenças e danifica o asfalto. É nossa função orientar os moradores e não apenas cobrar o cumprimento da lei”, afirma o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.
A campanha orientará quanto ao descarte em locais onde não há rede de esgoto e sobre os danos que esse comportamento traz para a saúde, meio ambiente e infraestrutura da cidade. “Até 2017, a Foz|Saneatins levará redes coletoras de esgoto a mais de 90% da população urbana de Araguaína. Serão R$ 130 milhões de investimentos e a população será a maior beneficiada”, aponta Andreia Rodrigues, responsável operacional da empresa em Araguaína.
A água servida é aquela resultada da lavagem da louça, pia do banheiro, na lavagem de calçadas e áreas internas da casa, no tanque e na máquina de lavar roupas. Em Araguaína, geralmente, essa água é jogada na rua pelos moradores por falta de informação.
Escolas
Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura elaborou ações junto às escolas e creches do município. A água servida será tema de redações e palestras nas escolas e de reuniões com os pais dos alunos das 24 creches do município.
Cartilhas
Mais de 80 mil cartilhas serão confeccionadas e distribuídas junto à conta de água nas residências. A cartilha orientará os moradores quanto à implantação de sumidouros para dar o destino correto à água servida e quanto aos prejuízos do despejo da água nas ruas. As cartilhas ainda estarão disponíveis à população nos postos de saúde, bancos e em pontos de atendimento das secretarias municipais.
Mídias
A campanha ainda pretende informar a população por meio das mídias na televisão, no rádio, em outdoor e na internet. O material exposto em vídeos e spots de trinta segundos está sendo veiculado em diversos canais e rádios locais. Dez espaços em outdoor também foram usados para difundir a campanha.
Na internet, as orientações chegam por meio de banners nos principais portais da cidade, no site da Prefeitura e nas redes sociais, com vídeos e montagens.