A VII Conferência Municipal de Assistência Social irá direcionar as ações de Proteção Social Básica como atendimento à família, idosos e deficientes.
Com o propósito de discutir a política de assistência social de Araguaína, a Secretaria de Trabalho e Ação Social promoverá a VII Conferência Municipal de Assistência Social no dia 18 de junho, a partir das 8 horas da manhã, no auditório da FIETO. Neste ano, o tema será “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.
“Queremos melhorar o atendimento dos serviços socioassistenciais ofertados no município. Para isso, neste evento, a voz da sociedade será fundamental. Ouviremos as demandas para direcionar nossas ações”, esclarece a secretária Cleomar Ribeiro.
As discussões terão como princípio o aprimoramento da gestão dos programas, projetos, serviços e benefícios da Assistência Social. Após a compilação, as propostas serão encaminhadas à Conferência Estadual e posteriormente à Nacional.
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, Araguaína é considerada um município de grande porte, devido ao seu contingente populacional (aproximadamente 150.000 habitantes). Porém, desde 2005, a cidade está habilitada na gestão básica da Assistência Social, assumindo a responsabilidade de organizar a proteção social básica e especial de média complexidade no município, prevenindo situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições.
Hoje o município responsabiliza-se pela oferta de programas, projetos e serviços socioassistenciais que fortaleçam vínculos familiares e comunitários, que promovam os usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e transferência de renda e que vigiem direitos violados no território.