Professores da rede municipal de ensino progrediram em nível, letra e receberão aumentos salariais.
Cerca de 290 professores da rede municipal de ensino conquistaram a progressão de nível e letra com a consolidação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR da Educação. O plano foi autorizado pelo prefeito Ronaldo Dimas na manhã desta quinta-feira, 15. “Esse era um compromisso nosso e uma reivindicação da categoria. Com muito trabalho e empenho da secretaria de Educação, garantimos a valorização dos professores”, comentou Ronaldo.
Por meio de pós-graduações e outras qualificações, 140 professores passaram do nível II para o nível III de ensino no município. Isto significa um aumento real de aproximadamente R$ 1.190,00 no salário dos profissionais. “E nosso PCCR é o único do Estado a dar abertura para a entrada de doutores em Educação no quadro de professores”, enfatiza o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira. Hoje, os profissionais do município são classificados em cinco níveis de graduação.
Já a progressão de classe (ou letra) foi outra conquista alcançada por 149 professores. O bom desempenho e produtividade dentro da sala de aula fizeram com que os professores recebessem avaliação positiva da Comissão de Gestão do PCCR. Essa progressão garantiu aos docentes um aumento de cerca de R$ 300,00 nos salários. No quadro da educação, a evolução de letras vai da classe A até a E.
Compromisso cumprido
O PCCR representa um estímulo ao docente e uma democratização do acesso a outros níveis de desempenho, pois a base do PCCR é a contemplação de nível e classe na carreira dos professores. O plano ainda prevê outros pontos que dão mais segurança para a categoria. “O professor passa a buscar ainda mais qualificação e se empenha dentro de sala. Ele vê com boa perspectiva sua carreira e, no fim de tudo, quem ganha com isso são os alunos e a educação do município”, conclui o prefeito Ronaldo Dimas.
Crédito da foto: Leila Mell - Ascom Prefeitura