Os logradouros receberão calçamento, equipamentos de ginástica, áreas de convívio social e nova iluminação
A situação precária das praças dos setores Vila Ribeiro e Araguaína Sul começa a mudar. A falta de iluminação e o lixo darão espaço para calçadas, vias de passeio, equipamentos de ginástica, playground, áreas de convívio social, além de luminárias e reformas das quadras cobertas. “As praças eram usadas como depósitos de lixo. Nesse primeiro momento, fizemos a limpeza, terraplanagem, adubação e o plantio da grama”, afirmou o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira.
As revitalizações das duas praças são as primeiras de um total de 50, um dos compromissos do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas. “Estamos trabalhando visando o cumprimento de todos os nossos compromissos, e as praças é um deles”, aponta Dimas.
Para os dois projetos iniciais, está previsto um investimento total de R$ 523 mil com recursos do Ministério do Esporte e contrapartida do município.
Vila Ribeiro
De acordo com o arquiteto Mikael Alan de Souza, na praça da Vila Ribeiro havia apenas uma quadra coberta em mau estado de conservação, um poste e uma igreja.
O projeto de revitalização prevê calçadas, vias de passeio, bancos de concreto e ecológicos, equipamentos de ginástica, área de convívio social, áreas para construção de um futuro quiosque e playground, além de estacionamento com 10 vagas.
Para melhorar a iluminação do local, serão instalados três postes que somarão 12 luminárias.
A arborização, o uso de grama e seixos (pedras) que melhorarão a absorção da água, e a reforma da quadra coberta, com correções de medidas esportivas, pintura e implantação de refletores, também estão previstos no projeto.
Araguaína Sul
Segundo Mikael, a praça do setor Araguaína Sul não tem infraestrutura inicial. “No Araguaina Sul, para elaboração do projeto, partimos praticamente para uma construção, pois começamos do zero”, explicou.
A revitalização da praça também levou em consideração o entorno do local, onde existem uma Unidade Básica de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento, campo gramado de futebol, quadra coberta e creche.
Estão previstos para a praça do setor vias de passeio, áreas de convívio social com futuros bancos ecológicos, bancos de concreto em toda a extensão, calçadas, equipamentos de ginástica, arborização, gramas e uso de seixos, implantação de nova iluminação com seis postes (20 luminárias) e área para playground.
Crédito das fotos: Leyla Mel/Ascom