Durante o encontro, a comunidade sugeriu melhorias e tirou as dúvidas sobre estudo apresentado pela Prefeitura para reestruturar o serviço na cidade
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, apresentou à população um estudo técnico sobre a reestruturação do serviço de transporte coletivo durante audiência pública na noite da última segunda-feira, 30 de setembro. Após a abertura das discussões para questionamentos e sugestões, ficou acordado que os pontos apresentados pelos participantes serão estudados para fazer parte do novo sistema. “Essas pessoas são os reais usuários do transporte coletivo. Eles sabem o que precisa melhorar. E todas as sugestões apresentadas serão levadas em consideração”, pontuou Ronaldo.
Entre as propostas apresentadas à comunidade, a Prefeitura comprometeu-se em criar a Agência Municipal de Transporte e Trânsito, que terá autonomia orçamentária, financeira e patrimonial para gerir o trânsito e fiscalizar todas as modalidades de transporte público.
Mudanças
Para dar seguimento ao projeto, a Prefeitura também proporá modificações na Lei Orgânica do Município com relação às permissões e concessões do transporte público. “Precisaremos mudar o artigo que dispõe sobre o prazo máximo de cinco anos para concessão dos serviços, por exemplo. Em caso de licitação, nenhuma empresa se interessará em realizar o serviço por esse curto período”, explicou o prefeito. O tempo de operação dos permissionários também deverá ser definido nas mudanças da lei.
Novo sistema
Inicialmente, até o fim do contrato da Prefeitura com a empresa que opera o transporte coletivo na cidade, o poder público fará uma licitação para permitir que pessoas físicas, organizadas em cooperativas, possam implementar o transporte alternativo na cidade. A previsão é que 75 operadores devam integrar o sistema. “A licitação também determinará a bilhetagem eletrônica, que será fundamental para o sistema de integração nos pontos de ônibus onde há cruzamento de linhas”, informou o prefeito.
Outra determinação é que os pontos fiquem, no máximo, 500 metros de distância um do outro e que o tempo de espera pelo transporte não ultrapasse 20 minutos dentro da área urbana.
Participação
A população participou da audiência por meio de questionamentos e sugestões levados até o prefeito. Entre as principais dúvidas, Ronaldo explicou que todos os ônibus serão adaptados para deficientes físicos e que os modelos dos pontos de espera serão definidos pela Prefeitura, já que existe uma lei aprovada pela Câmara e sancionada que permite a parceria do Poder Público com a iniciativa privada para a construção dos locais. “E o horário previsto para o funcionamento das linhas será das 4 horas à meia noite, horário regular em outras cidades”, acrescentou Dimas.
Sobre a tarifa que será cobrada, o prefeito lembrou que o valor dependerá de muitos fatores como número de usuários com direito à gratuidade, meia tarifa e o número total de passageiros. “Contudo, estimamos manter a tarifa na média que praticamos hoje na cidade”, completou.
Outro ponto muito cobrado das categorias participantes da audiência foi a fiscalização do transporte clandestino. “Intensificaremos as ações em parceria com a PM, os agentes municipais de trânsito e a empresa responsável por recolher os carros apreendidos”, informou Ronaldo.
Malha viária
Quando o assunto foi as condições de ruas e avenidas para receber as futuras novas linhas e dar trafegabilidade para as atuais, Ronaldo anunciou os investimentos já previstos e com orçamento disponível. “Neste mês de outubro, daremos início ao recapeamento de toda a cidade. Já temos R$ 7 milhões para o centro da cidade”, acrescentou.
O setor Araguaína Sul 2ª Etapa também tem garantido 5 milhões de reais para pavimentação; R$ 8 milhões estão para ser assinados para o asfaltamento de ruas sem pavimento do setor São Miguel até o JK. E R$ 15 milhões em recursos já estão em processo de licitação para atender os setores Itaipu, Palmas, Alto Bonito (7,5 milhões), Maracanã e Universitário (7,5 milhões).
Sugestões
Os participantes também sugeriram a criação da linha chamada “Corujão”, que percorre a cidade de madrugada; utilização de táxis credenciados como opção de lotação; implementação de meia passagem para estudantes de cursos técnicos, até então não contemplados; mais acessibilidade nos pontos de ônibus e dentro dos veículos; e a gratuidade de passagens para os acompanhantes dos deficientes. “Todos esses pontos serão avaliados, discutidos e, quando viáveis, serão incorporados ao serviço”, finaliza Ronaldo.