Por meio de parcerias, a prefeitura de Araguaína agiliza a inserção dos novos profissionais do mercado de trabalho.
Após dois meses de profissionalização, 341 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec receberão os certificados de conclusão dos cursos ofertados em Araguaína. A cerimônia de formatura será no dia 21 de junho, às 19h30, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO.
O programa é uma parceria da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Trabalho e Ação Social, Governo Federal, SENAI, SENAC e IFTO.
Foram ofertados aos alunos os cursos de Cuidados de Idosos, Auxiliar Administrativo, Costureiro Industrial, Eletricista de Automóveis, Aplicador de Revestimentos Cerâmico e Auxiliar de Recursos Humanos.
“Esta formatura é uma enorme conquista para os homens e mulheres que buscaram a qualificação para inclusão no mercado de trabalho. Todo este empenho resultará em melhoria de qualidade de vida destas famílias”, conta o prefeito Ronaldo Dimas.
Ganhos rápidos
O programa contou com o acompanhamento e apoio da Prefeitura de Araguaína. Cada estudante recebeu uma ajuda de custo de R$ 200,00 para passagem do transporte coletivo e lanche.
Com a conclusão dos cursos, os alunos saem na frente para ingresso no mercado de trabalho. E as oportunidades também tiveram o auxílio da Prefeitura. “Já tivemos alunos do Curso de Costureiro Industrial (SENAI) que foram empregados por empresas contatadas por nós. Houve, também, um estágio de duas alunas do curso de Cuidador Infantil (IFTO) na Casa de Apoio Ana Carolina. Outros alunos já estão cadastrados no Sine”, esclarece a secretária Cleomar Ribeiro.
E para suprir as demais demandas, a prefeitura também articulou parcerias com associações, Secretaria Municipal de Educação, presidentes de bairros e outras entidades.
Novas oportunidades
As matrículas para o segundo semestre dos cursos do Pronatec já estão abertas desde o dia 17. Os interessados devem procurar a Secretaria de Trabalho e Ação Social, de 8h às 12h e das 14h às 18h. A secretaria fica na Rua Humberto de Campos, no Bairro São João, no prédio da antiga UFT. Os alunos devem levar os documentos pessoais, comprovante de residência e o Número de Inscrição Social – NIS, que comprova que a pessoa está cadastrada nos programas sociais do Governo Federal. O Pronatec oferece cerca de 32 cursos. Mais informações no telefone. 3415-2268.
Pronatec
Criado pelo Governo Federal em 2011, o Pronatec, tem como meta expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnologia e garantir o acesso de jovens e adultos no mercado de trabalho.
Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína e o Ministério do Desenvolvimento Social, com apoio do SENAC, SENAI e IFTO, cursos gratuitos são oferecidos a jovens (a partir dos 16 e 18 anos, dependendo do curso) e demais interessados na profissionalização.