Mesmo debaixo de pancadas de chuva, o público acompanhou do começo ao fim a apresentação de 29 pelotões.
A manhã do último dia 7 foi marcada pelo civismo e homenagem de estudantes e instituições ao Dia da Independência. Cerca de 2500 pessoas divididas em 29 pelotões desfilaram na Avenida Filadélfia para um público de quase 3 mil pessoas. Mesmo com as idas e vindas da chuva, expectadores e participantes demonstraram o patriotismo e acompanharam quase duas horas de apresentação. O momento cívico foi importante para a cidade, segundo o prefeito Ronaldo Dimas, que acompanhou o desfile ao lado da primeira-dama, Nil Dimas, e demais autoridades do município. “Dá orgulho de perceber todo o empenho dos alunos para montar apresentações tão bonitas. Essa dedicação nos motiva ainda mais para trabalharmos por nossa cidade”, comentou o prefeito.
Aprovação
A tradição do desfile de 7 de Setembro há muitos anos, faz parte da vida de Deusalina de Carvalho, coordenadora escolar. Devidamente equipada com uma sombrinha – para se proteger tanto do sol quanto da chuva – a avó fez questão de acompanhar a apresentação da neta Ashley, que desfilou pela escola São Vicente de Paula. “Primeiro foram os filhos, agora são os netos que motivam a gente a acompanhar o evento. E dá gosto de acompanhar quando está bem organizado”, elogiou a coordenadora.
A mesma opinião expressou o construtor Vilmar Dias. “Já acompanhei o desfile em outros anos e gostei muito do que vi. Estava excelente”.
Para alguns, até mesmo a chuva que caiu em alguns momentos do evento não atrapalhou. “O brilho do esforço destes alunos se manteve. É gratificante ver que tudo foi preparado com muito cuidado por todos que participaram”, disse a professora Valdineide da Silva Nogueira, que acompanhou o desfile pela segunda vez.
Já para o pesquisador Cláudio Henrique Fernandes, o tempo fechado foi um aliado para acompanhar a apresentação dos dois filhos – João Henrique e Luisa – na avenida. “Pelo menos fez sombra em vários momentos. Nos outros cinco anos que participamos o sol castigou um pouco, mas neste ano fui tudo tranqüilo”, brincou.
Organização
Durante as apresentações, cerca de 20 servidores município percorreram o trajeto do desfile com sacos plásticos recolhendo grande parte do lixo depositado na Avenida Filadélfia como copos plásticos, embalagens de alimentos, entre outros. “Para os próximos anos, vamos melhorar ainda mais a organização do desfile. Vimos que a dedicação de todos os participantes e vamos corresponder a tudo isso”, comentou o secretário de Educação, Jocirley de Oliveira.
“Esse desfile corou uma semana planejada para homenagearmos nossa pátria. Todos que participaram das apresentações na Praça das Nações prepararam com muita dedicação e acredito que atingimos nosso objetivo de despertar nos alunos e nas pessoas o sentimento de civismo”, colocou Wilamas Ferreira, secretário de Esportes, Cultura e Lazer.