Representante da Secretaria Geral do Governo Federal falará sobre os desafios dos municípios diante dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. Tema objetiva alcançar metas estipuladas pela ONU e o desenvolvimento com qualidade de vida para a população
O coordenador-geral de Projetos Especiais ODM, da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais e da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Alberto Ribeiro Vieira, ministrará a primeira palestra do Encontro Macrorregional de Gestão e Municipalidade, com o tema "Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM)". A palestra, que acontecerá às 10h15 do dia 2 de outubro, no auditório do Instituto Presidente Antônio Carlos (Itpac), tratará das metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas para que os municípios se desenvolvam com qualidade de vida para a população.
“Tomando-se por base os ODM’s, e isso vale para todos os municípios e não só para Araguaína, a principal preocupação é a analise de como está o município em função de cada um dos oito objetivos. Daí, traçam-se políticas que possam induzir ou facilitar a melhoria desses indicadores”, afirma o coordenador.
Quais são os ODM’s
Os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) são um conjunto de metas organizadas, em setembro de 2000, pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas. Os países acordaram em alcançar os seguintes objetivos até 2015:
- Acabar com a fome e a miséria
- Educação Básica de qualidade para todos
- Igualdade entre os sexos e valorização da mulher
- Redução da mortalidade infantil
- Melhorar a saúde das gestantes
- Combate à Aids, Malária e outras doenças
- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
- Todos trabalhando pelo desenvolvimento
Importância do tema
O palestrante aponta que as discussões durante o Encontro Macrorregional sobre os ODM’s mostrarão quais os desafios comuns aos países e, consequentemente, aos municípios. “Não basta o país estar cumprindo as metas estabelecidas ou até as ultrapassando se os índices atingidos em cada um dos objetivos por regiões, estados e municípios estiverem a maior parte abaixo da meta”, afirmou.
Segundo Vieira, a palestra ainda tratará sobre as 25 políticas públicas oferecidas pelo Governo Federal com recursos financeiros e acesso universalizado a todos os municípios brasileiros. “Por meio do portal www.portalodm.com.br, os dados estão disponíveis a todos os cidadãos e basta que o gestor faça a adesão à Agenda de Compromissos do Governo Federal”, indica.
Para Vieira, a vinda ao Encontro em Araguaína objetiva fazer com que outros municípios e outras regiões também se sensibilizem e se motivem para abraçar essa importante causa para melhoria das condições sociais do país. “A cidade de Araguaína já tem seu núcleo de ODM instalado desde dezembro de 2011 e é sede do núcleo regional do norte do Tocantins. Estas duas constatações demonstram um grande conhecimento e uma sensibilidade das lideranças locais pelos ODM’s, dignas de reconhecimento público não só local, mas regional”, aponta o coordenador.
O encontro
O Encontro Macrorregional de Gestão e Municipalidade é um evento inédito na região e acontecerá entre os dias 2 e 4 de outubro, reunindo servidores e gestores municipais das regiões norte do Tocantins, sul do Pará e Maranhão. O evento é realizado pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Captação e Gestão de Recursos, com o apoio da Prefeitura de Parauapebas (PA). Além de promover competências técnicas e de gestão, o Encontro visa criar uma rede de integração entre os municípios que vivenciam situações regionais similares buscando soluções sustentáveis, com viabilidade financeira e social. Um dos objetivos dos temas abordados é que esses municípios também tenham a oportunidade de crescimento igualitário e melhorem seus índices sociais. O evento prevê, por meio de palestras e oficinas, o aumento da capacidade de captar recursos e executar ações voltadas para a eficiência no atendimento à população. “No encontro teremos temas que abordam a diversidade de demandas, contextos e situações enfrentadas pela gestão municipal”, disse o secretário de Captação e Gestão de Recursos, Júlio César Sampaio.
Crédito da foto: Arquivo pessoal