No primeiro dia do evento, os palestrantes abordaram os caminhos que os municípios precisam tomar para ter acesso às ferramentas de captação de recursos e investimentos
Encarar as complexidades do sistema e descobrir os caminhos para uma gestão eficaz voltada para os investimentos foram a temática do primeiro dia do Encontro Macrorregional de Gestão e Municipalidade, que começou nesta quarta-feira, 2, e segue até o dia 4, no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC, em Araguaína.
Gestores e demais participantes tiveram acesso às ferramentas que propiciam a inserção dos municípios nas metas do Governo Federal, quanto ao desenvolvimento regional e aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, proposto pela Organização das Nações Unidas - ONU.
Durante a abertura solene, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, enfatizou que a aquisição de conhecimento precisa estar alinhada às diretrizes da União para garantir uma gestão de qualidade. “As dificuldades existem e muitas vezes os caminhos são complexos. E é sempre bom ressaltar que a lei deve ser cumprida. Por isso é fundamental compartilharmos essas informações e, acima de tudo, colocarmos em prática”, ressaltou.
Parceria
A Prefeitura da cidade de Parauapebas, no Pará, é parceira do encontro e o prefeito Valmir Mariano reforçou que a iniciativa de capacitar os gestores da macrorregião norte é mais do que válida, uma vez que, na visão dele, o desenvolvimento do país caminha para a nossa região. “Sentimos as dificuldades de gestão e captação de recursos e também faltam projetos elaborados para termos acesso ao dinheiro. Diante desta realidade, o encontro é fundamental para gerar conhecimento, capacitar os servidores e dar mais agilidade à execução dos investimentos”, comentou.
Palestras
Para Luiz Alberto Ribeiro Vieira, coordenador-geral de Projetos Especiais da Secretaria Geral da Presidência da República e primeiro palestrante do dia, o planejamento é a peça chave para uma boa gestão e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, tema da explanação. “O Governo Federal propicia mecanismos para que os municípios desenvolvam as políticas públicas, principalmente as ligadas aos ODMs. Mas é preciso ter preparo e conhecimento para isso. Por isso encontros como esse são necessários”, informou Luiz.
Camila Fasolo, do Ministério da Integração, explicou que para atingir as metas de desenvolvimento regional, o gestor precisar estar atento aos dados disponibilizados pelo Observatório. A comparação dos índices de evolução deve ser o parâmetro para os investimentos em políticas públicas.
Para a tarde deste primeiro dia, estão previstas as palestras com o secretário de Captação e Gestão de Recursos de Araguaína, Júlio César Sampaio; Igor Caldeira, gerente da Caixa Econômica Federal de Araguaína que falará sobre microcrédito; e Raimundo Godoy, do Instituto áquila que tratará sobre os desafios da administração pública.
Crédito: Leila Mel / Ascom Prefeitura