Evento promovido pela Aciara com participação da Prefeitura e do Sebrae orientou empreendedores locais quanto a compras governamentais
“A falta de participação dos empresários locais em licitações e compras realizadas pela Prefeitura motivou esse encontro”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas no Encontro de Negócios da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara). Com o tema “A Prefeitura Municipal quer comprar produtos e contratar serviços de Araguaína. O que você e sua empresa têm a oferecer?”, o evento aconteceu na noite de ontem, 4 de setembro, no auditório da Aciara.
Cerca de 60 empresários participaram do encontro juntamente com representantes da Prefeitura e do Sebrae. A presidente da Aciara, Antônia Lopes, falou que a associação tem buscado ouvir o anseio dos empreendedores visando melhor acesso a informações e documentos. “Já criamos o Destrava Araguaína, que é um movimento que busca diminuir a burocracia e facilitar a vida dos empresários da cidade”, apontou a presidente.
Antônia ainda acrescentou que, na atual gestão da Prefeitura, tem conseguido muitos avanços para as empresas locais. “Conseguimos reduzir a exigências de diversos documentos”, adiantou.
O prefeito apontou que os empresários locais tem capacidade técnica e econômica para participarem de compras governamentais. “Sabemos que eles podem e queremos que o dinheiro gire no próprio município, gerando desenvolvimento e renda”, afirmou Dimas.
Participação
A empresária Elisabete Pereira disse que participou de diversas licitações e sempre que tem dúvidas procura o Departamento de Licitações. “Sempre fui muito bem atendida quando tenho dúvidas quanto ao processo”, disse a empresária.
Vários empresários apontaram dúvidas quanto ao acesso às licitações, à qualidade dos produtos, aos pagamentos em dia dos governos, à prioridade para empresas locais e quanto ao estoque necessário para participar dos processos licitatórios.
Explicações técnicas
Antônio Martins, chefe do Departamento de Licitação, explicou aos empresários que o processo de licitação é simples e didático. “Participar é extremamente simples, a empresa só precisa estar regular. Não precisa contratar nenhum especialista, esclarecemos todas as dúvidas e nos colocamos à disposição”, apontou Martins.
Quanto ao acesso às licitações, o prefeito Dimas explicou que a consulta é feita no link Licitações do portal da Prefeitura (araguaina.to.gov.br), mas deu dicas aos empresários para facilitar a participação. “Eu, como empresário, já participei de diversas licitações e para isso me cadastrei no portal www.licitações.com, que me envia e-mail das licitações em cidades em que tenho interesse em participar”, indicou o prefeito, adiantando que os empresários também podem participar de compras nas cidades circunvizinhas.
Sobre a qualidade dos produtos comprados, chefe do Departamento de Licitação explicou que existem vários processos de compras, uns levam em consideração preço e outros técnica.
Já quanto a pagamentos em dia dos governos, prioridade para empresas locais e se é necessário ter estoque para participar dos processos licitatórios, o prefeito afirmou: “Nós pagaremos dentro dos prazos, isso eu garanto, e vamos ser mais categóricos quanto às exigências legais de compras locais. E não é necessário ter o produto em estoque para fazer a licitação, basta cumprir os prazos de entrega”.
Curso de qualificação
O gerente regional do Sebrae, Francisco Ramos, disponibilizou aos empresários o curso gratuito “Compras Governamentais”, com a garantia de abertura de quantas turmas forem necessárias. “Abriremos turmas de 20 a 30 pessoas, para oficinas de quatro horas com consultor especializado nesse tipo de compra, sem nenhum custo para os empresários”, disse Ramos. As inscrições poderão ser feitas nas sedes do Sebrae e da Aciara em Araguaína.
Durante o encontro, estiveram presentes os secretários de Administração, Nahim Halum, do Desenvolvimento Econômico, Josué Luz, da Habitação, Elenil da Penha, de Infraestrutura, Simão Moura, além do secretário executivo de Administração, Tarlis Junqueira, e a vereadora Rejane Socorro.
Crédito da foto: Leila Mell - Ascom Prefeitura