Aumento no número de vagas acabará com o déficit em creches de Araguaína para crianças de seis meses a quatro anos
Até dezembro de 2013, com a construção de seis novas creches, além da ampliação de duas e a reforma de mais sete, a Prefeitura de Araguaína vai garantir à população o acesso à Educação Infantil e resolver de uma vez por todas o déficit de vaga/aluno no município. A previsão é do secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira.
“Em 2014, a educação infantil terá 1.925 novas vagas. O aumento nesse número acabará com o déficit em creches de Araguaína para crianças de seis meses a quatro anos. Ao todo, serão investidos mais de 9,5 milhões de reais para a construção, reformas e ampliações. Para 2015, já há recursos garantidos para a construção de mais três unidades”, informa Oliveira.
NOVAS CRECHES
As seis novas creches serão construídas, nos setores Novo Horizonte, Monte Sinai, Vila Azul, Araguaína Sul 2, Nova Araguaína e Costa Esmeralda I. Cada unidade atenderá 300 crianças. Cinco unidades serão construídas com recursos do Programa Proinfância, do Governo Federal, e uma com recursos do Tesouro Municipal. “A previsão é que até 31 de dezembro possamos ter mais seis unidades em regiões periféricas. Iremos oferecer o direito de estudar com qualidade”, afirmou Oliveira.
As novas creches seguem o padrão oficial do Governo Federal, contando com 12 salas com ar refrigerado, incluindo berçário, solário, área de recreação, parquinho, refeitório, banheiros adaptados, área de banho, cozinha industrial, mobiliário e equipamentos, além de acervo completo literário e brinquedoteca.
AMPLIAçõES
Duas grandes ampliações estão sendo feitas nas creches dos bairros Vila Goiás e Barros com recursos municipais. A Creche William Castelo Branco Martins receberá seis novas salas com ar refrigerado. A Creche Pedro Carreiro, quatro. “As salas serão equipadas e refrigeradas, com infraestrutura necessária e inovadora para garantir maior comodidade às crianças, servidores e principalmente favorecer o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e intelectual das crianças”, explica o secretário.
REFORMAS
Além das construções e ampliações, a adequação para atendimento de demandas se estende a sete unidades já existentes. As creches que estão sendo reformadas e adequadas com novas salas e ar refrigerado são as dos bairros Nova Araguaína (3 salas), Setor Oeste (2), Vila Ribeiro (2), Jardim das Flores (2), Patrocínio (1), Eldorado (2) e Bairro de Fátima (1). Os investimentos são do Tesouro Municipal.
“Devido à grande demanda e a necessidade de adequação predial nas unidades já existentes, estamos trabalhando com afinco para garantir aos pais de bairros mais afastados um serviço educacional do município, conforme a LDBEN 9.394/96”, disse Oliveira.
PANORAMA
A rede pública municipal de Araguaína atende 6.502 crianças do ensino infantil em 24 creches. Em 2014, esse número saltará para 8.427 mil alunos em 30 creches, o que representará um aumento de aproximadamente 30% na quantidade de vagas oferecidas.
O salto quantitativo na educação infantil em Araguaína deve-se em grande parte aos investimentos feitos pelo Tesouro Municipal em parceria com o Governo Federal, o que permitiu o aumento da disponibilidade de vagas e a construção, reestruturação e ampliação das unidades.
RECURSOS GARANTIDOS
Para 2015, a prefeitura já garantiu junto ao Governo Federal recursos para três novas creches. Os projetos aprovados beneficiarão os bairros São Miguel, Jardim dos Ipês e Setor Universitário. “Esse planejamento do município vem contemplar o desenvolvimento e o aumento demográfico que é característico de Araguaína”, completou o prefeito Ronaldo Dimas.
Crédito das fotos: Leila Mell – Ascom Prefeitura