Ações como execução de trabalhos de limpeza urbana e formação da Brigada Municipal têm contribuído para a diminuição dos focos de calor no município
Um relatório elaborado pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia, apresentou dados que mostram que, em 2013, a cidade registrou a menor quantidade de focos de queimadas dos últimos quatro anos. Desde 2010, os focos passaram de 175 para 45 redução de 74,28%), elevando a cidade da posição 38 para 53 no ranking estadual de queimadas. Esse resultado, segundo o secretário Bruno Rangel, “ratifica as ações da Prefeitura e parceiros no combate às queimadas no município”.
Diminuição
Este ano foram detectados 45 focos em Araguaína, o que representa apenas 0,51% do número de focos de todo Estado. Em relação ao ranking estadual de focos de calor, o município manteve-se na 53ª posição, apesar de ter registrado 80 focos em 2012. O município de Lagoa da Confusão, que está no 1º lugar do ranking, registrou 625 focos em 2013.
Levantamento
Para realizar o levantamento geral, a Prefeitura utilizou dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, como as imagens do satélite de referência ACQUA M-T que visam identificar os focos de calor em todo Estado, dando enfoque ao município de Araguaína.
Com o intuito de realizar uma análise temporal e comparativa das ocorrências no município e entorno, foram utilizados dados referentes aos anos de 2010 a 2013, considerando o período entre janeiro a outubro de cada ano.
Ações
O relatório ainda aponta que as ações realizadas têm dado destaque a Araguaína no que diz respeito ao combate às queimadas. Algumas ações foram fundamentais, como a execução de trabalhos de limpeza urbana realizados de fevereiro a abril pela Prefeitura, por meio da Operação Minha Cidade Limpa. A intensificação da fiscalização ambiental, a formação e aparelhamento da Brigada Municipal, que conta hoje com 10 brigadistas, a formação do Grupo de Trabalho Araguaína Sem Queimadas, as atividades como o Dia D e palestras educativas em escolas contribuíram para a redução nos focos de queimada.
O relatório destaca a atuação dos órgãos parceiros, “como CIPRA (Cia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental, IBAMA, INCRA, DNIT, Ruraltins, Secretaria Estadual de Educação, Grupoo Jaime Câmara e, principalmente, o Corpo de Bombeiros, que realiza um trabalho de excelência no combate às queimadas em Araguaína”, segundo consta no relatório
Números
- 2010: Estado do Tocantins - 23.912 focos de calor; Araguaína -175 / 38° posição no ranking estadual.
- 2011: Estado - 9.595 focos; Araguaína –51 / 49ª posição.
- 2012: Estado - 18.051 focos; Araguaína – 80 / 53ª posição.
- 2013: Estado - 8.759 focos; Araguaína – 45 / 53ª posição.