Um dos maiores parceiros do projeto, o município disponibilizará para os empresários consultas quanto ao nome e local para instalação dos empreendimentos.
A partir da próxima segunda-feira, 22, Araguaína contará com dois sistemas de consultas que visam facilitar a abertura de novas empresas na cidade. Por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim, será possível saber se o nome escolhido para a empresa e o local para instalação estão disponíveis. O lançamento será nesta quinta-feira, 18, a partir das 19 horas, na Aciara.
Em todo o Estado, apenas Araguaína terá disponível o sistema de consulta de endereços, já que apresenta um sistema mais preparado para receber o programa. “Saímos na frente ao aparelhar nossa cidade para receber os empresários que acreditam em Araguaína. Antes, muitos desistiam por causa da burocracia, mas agora deixamos claro que estamos abertos para implantar este sistema, que vai facilitar a vida de todos, do empresário e do poder público”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josué Luz.
O projeto Integrar, que faz parte da Redesim, também será implantado na cidade a fim de reduzir as burocracias para abertura de empresas. “Um processo que antes durava meses, agora não levará mais que algumas semanas. Isso significa um estímulo tanto para os empreendedores locais, quanto para os de outras cidades e Estados que pretendem se instalar aqui”, completa o prefeito Ronaldo Dimas.
No Estado, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e a Junta Comercial do Tocantins – Jucetins, em parceria com o Sebrae, são os responsáveis pela implantação do projeto. No dia 19, servidores Jucetins de Araguaína passarão por um treinamento para uso do sistema. O curso acontece das 9 às 12 horas, na sede da junta.