Cadastro no Programa Mais Médicos deve garantir novos profissionais ainda este ano para o município
Durante evento em Brasília na semana passada, que reuniu secretários de todo o Brasil, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu mais médicos para os municípios do interior ainda este ano. Presente ao evento que anunciou o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, o secretário municipal de Saúde, Rubens Carlos Neves, cadastrou Araguaína, que deve receber novos profissionais.
“Estamos no Cadastro Nacional de Saúde. Este cadastro é online e o Ministério sabe as carências de médicos e outras demandas de cada município. No dia do encontro, pelos dados do cadastro, Araguaína necessitava de 11 novos médicos”, informou o superintendente da Atenção Básica do município, Osmar Negreiros Filho.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 1,8 médico por mil habitantes. O número é baixo em relação a países como Uruguai (3,7) e Argentina (3), além de Estados Unidos (2,4), Alemanha (3,6), França (3,5), Espanha (4) e Portugal (3,9). São Paulo (2,4), Rio de Janeiro (3,4) e Distrito Federal (3,4) são unidades federativas com número de médicos superior ao da média nacional. Com a proposta do Programa Mais Médicos, a expectativa é que a população passe a ter acesso a 18 mil novos médicos no sistema público, a partir de 2020, e a 36 mil a mais na atenção básica e urgência em 2021.