A Prefeitura de Araguaína iniciou nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, a entrega do carnê do IPTU 2026 nas residências dos contribuintes. Além da distribuição física, os boletos já estão disponíveis desde janeiro no site oficial da Prefeitura, pela IARA no whatsapp (63) 3412-5572 ou presencialmente na Secretaria Municipal da Fazenda e no Pronto do Lago Center Shopping.
O primeiro lote de entrega contempla os bairros Lago Sul, Bela Vista, Jardim Boa Sorte, Panorama, Raizal, Martin Jorge, Itapuã e Jardim das Flores. A distribuição seguirá de forma gradativa nas demais regiões da cidade.
Para garantir segurança e tranquilidade aos moradores, os entregadores estão devidamente uniformizados e portando crachá informando que estão a serviço da Prefeitura de Araguaína. O veículo utilizado no transporte das equipes também estará identificado com adesivo oficial do Município, facilitando o reconhecimento durante a distribuição dos carnês.
Desconto e Parcelamento
Neste ano, o Município promoveu reajustes com redução no valor do imposto para moradores dos bairros JK, Sonhos Dourados, Jardim Pedra Alta, Alto Bonito, Jardim das Palmeiras, Santos Dumont e partes do Bairro São João, adequando a cobrança à realidade dessas regiões.
Os carnês que estão sendo entregues já vêm com desconto aplicado. Ou seja, o valor que você vai ver no seu carnê já está com 30% de desconto para imóveis edificados e 35% para terrenos sem construção, desde que o pagamento seja feito até o dia 31 de março de 2025, seja à vista ou parcelado.
A Prefeitura tomou essa decisão justamente para facilitar a vida do contribuinte. Assim, ninguém precisa se deslocar até a Secretaria da Fazenda para pedir desconto. Ele já vem automaticamente no carnê, de forma simples, prática e transparente.
E para quem puder pagar à vista, tem um benefício a mais. Junto com o carnê, haverá um boleto específico com mais 10% de desconto para pagamento em parcela única, também até 31 de março. É um incentivo para quem pode antecipar o pagamento e, ao mesmo tempo, uma forma de reconhecimento ao contribuinte que mantém seus tributos em dia.
Aplicação dos recursos
O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação própria do município e os recursos são destinados ao financiamento de políticas públicas essenciais, como manutenção e ampliação de unidades de saúde, investimentos na educação, pavimentação, iluminação pública, limpeza urbana, infraestrutura e demais serviços que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
O secretário municipal da Fazenda, Leandro Pinotti, reforça a importância da contribuição para o desenvolvimento da cidade.
“O IPTU é revertido em melhorias concretas para a população. Cada recurso arrecadado retorna em forma de obras, serviços e investimentos que fortalecem a infraestrutura e os atendimentos públicos. Além disso, trabalhamos para garantir justiça fiscal, promovendo reduções e ampliando o alcance do IPTU Social.”
Mais contribuintes isentos
Em 2026, o número estimado de contribuintes beneficiados com isenção chega a cerca de 12 mil pessoas. Mais de 8,2 mil contribuintes já estão isentos pelo critério do valor venal dos imóveis. O benefício, nestes casos, foi concedido aos imóveis com valor venal inferior a R$ 52.340,00 utilizados exclusivamente como residência.
Outros araguainenses têm direito à isenção por meio do IPTU Social, destinado a moradores que atendam a critérios como: idade superior a 60 anos; aposentados por invalidez; pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial ou múltipla; que possuam um único imóvel em Araguaína, utilizado exclusivamente para residência própria; renda familiar de até três salários-mínimos e inscrição no Cadastro Único do Governo Federal.
Quem se enquadrar nos critérios do IPTU Social deve procurar a Secretaria de Habitação localizada na Rua das Mangueiras, nº 270, Quadra 17, Lote 8-A, no Centro, com a documentação que comprove o atendimento aos requisitos previstos na Lei Complementar 187/2024. A Prefeitura reforça que o pagamento em dia garante descontos e contribui diretamente para a continuidade dos investimentos e serviços prestados à população.
(Por: Rodrigo Araújo | Foto: Thiago Santos/Secom Araguaína)