Araguaína está representando o Tocantins no Seminário Regional de Encerramento do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI/NORTE) 2024, que está sendo realizado nos dias 10 e 11, em Macapá, no Amapá. O município foi selecionado após se destacar no Seminário Estadual, realizado em novembro, com o relato de experiência “Entre Interações e Linguagens: construindo sentidos formativos na Educação Infantil”, elaborado pelas formadoras Laila Cristine Ribeiro da Silva e Lucileda Vieira Sobrinho.
Como o resultado desse trabalho, dois livros foram desenvolvidos: o almanaque “Se você brincasse como eu...” e a coletânea “Cartas à Primeira Infância”, ambos valorizando a interação das crianças com a linguagem escrita de forma lúdica e significativa.
“A partir das práticas trabalhadas no projeto, constatamos a importância de proporcionar experiências concretas e diversificadas às professoras. Isso reflete diretamente na qualidade da Educação Infantil do município. Vale a pena trabalhar em um regime de colaboração, pautado em diálogo e reflexões que resultem em práticas significativas”, destaca Leicijane Barros, diretora de formação continuada da Secretaria Municipal da Educação (SEMED).
Seminário Regional
Para participar do seminário, a formadora Lucileda Vieira Sobrinho indicou a cursista Beatriz Souza, professora no Centro Educacional Infantil Boanice Kalil, para que, juntas, representem Araguaína e o Tocantins no Seminário Regional, por meio da apresentação de seus trabalhos.
O evento reúne representantes do Ministério da Educação (MEC), autoridades, entidades educacionais e gestores das secretarias municipais e estaduais de educação de toda a região Norte. A programação inclui performances culturais, como contação de histórias, declamação e interpretação poética, além de palestras, mesas-redondas, apresentações orais e conferências. Entre os dias 17 e 19 de dezembro, o público também poderá acompanhar uma programação online, ampliando o alcance das discussões e atividades.
De acordo com Beatriz Souza, participar do evento representa um reconhecimento em virtude da interação que está sendo feita com outros estados, além de demonstrar a responsabilidade e o cuidado da Secretaria da Educação de Araguaína com o ensino infantil.
“O LEEI nos fez pensar e agir fora da caixa e possibilitou o enriquecimento de nossos planejamentos e objetivos em sala de aula. O projeto representa um divisor de águas na educação, não somente nas nossas práticas enquanto cursistas e professoras, mas também na aprendizagem de cada criança”, ressalta Beatriz.
Vivências que transformam
As ações que levaram ao reconhecimento de Araguaína incluíram atividades como contação de histórias, contato com escritores e artistas locais, e o uso de linguagens artísticas, como música, dança, teatro e artes plásticas. Houve também o estímulo à leitura, valorização das produções didáticas e incentivo à criação autoral das professoras.
A formadora Lucileda Vieira Sobrinho garante que o processo foi enriquecedor e é motivo de orgulho poder representar o município a nível regional. “O projeto busca apresentar a leitura e a escrita como parte do cotidiano e das brincadeiras, respeitando as particularidades da primeira infância. É gratificante fazer parte desse reconhecimento”.
O que é o LEEI?
Com carga horária de 120 horas, o LEEI é um curso que oferece encontros presenciais e remotos. Em Araguaína, foram realizados onze encontros formativos que envolveram 165 professoras da Educação Infantil da Rede Municipal. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e busca promover o desenvolvimento integral das crianças.
Para Laila Cristine, o curso foi parte essencial do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Acreditamos que essa troca pode inspirar outros profissionais e reforçar nossa identidade cultural e territorial. É uma oportunidade de aprender e ensinar”, ressalta.
Como o resultado desse trabalho, dois livros foram desenvolvidos: o almanaque “Se você brincasse como eu...” e a coletânea “Cartas à Primeira Infância”, ambos valorizando a interação das crianças com a linguagem escrita de forma lúdica e significativa.
“A partir das práticas trabalhadas no projeto, constatamos a importância de proporcionar experiências concretas e diversificadas às professoras. Isso reflete diretamente na qualidade da Educação Infantil do município. Vale a pena trabalhar em um regime de colaboração, pautado em diálogo e reflexões que resultem em práticas significativas”, destaca Leicijane Barros, diretora de formação continuada da Secretaria Municipal da Educação (SEMED).
Seminário Regional
Para participar do seminário, a formadora Lucileda Vieira Sobrinho indicou a cursista Beatriz Souza, professora no Centro Educacional Infantil Boanice Kalil, para que, juntas, representem Araguaína e o Tocantins no Seminário Regional, por meio da apresentação de seus trabalhos.
O evento reúne representantes do Ministério da Educação (MEC), autoridades, entidades educacionais e gestores das secretarias municipais e estaduais de educação de toda a região Norte. A programação inclui performances culturais, como contação de histórias, declamação e interpretação poética, além de palestras, mesas-redondas, apresentações orais e conferências. Entre os dias 17 e 19 de dezembro, o público também poderá acompanhar uma programação online, ampliando o alcance das discussões e atividades.
De acordo com Beatriz Souza, participar do evento representa um reconhecimento em virtude da interação que está sendo feita com outros estados, além de demonstrar a responsabilidade e o cuidado da Secretaria da Educação de Araguaína com o ensino infantil.
“O LEEI nos fez pensar e agir fora da caixa e possibilitou o enriquecimento de nossos planejamentos e objetivos em sala de aula. O projeto representa um divisor de águas na educação, não somente nas nossas práticas enquanto cursistas e professoras, mas também na aprendizagem de cada criança”, ressalta Beatriz.
Vivências que transformam
As ações que levaram ao reconhecimento de Araguaína incluíram atividades como contação de histórias, contato com escritores e artistas locais, e o uso de linguagens artísticas, como música, dança, teatro e artes plásticas. Houve também o estímulo à leitura, valorização das produções didáticas e incentivo à criação autoral das professoras.
A formadora Lucileda Vieira Sobrinho garante que o processo foi enriquecedor e é motivo de orgulho poder representar o município a nível regional. “O projeto busca apresentar a leitura e a escrita como parte do cotidiano e das brincadeiras, respeitando as particularidades da primeira infância. É gratificante fazer parte desse reconhecimento”.
O que é o LEEI?
Com carga horária de 120 horas, o LEEI é um curso que oferece encontros presenciais e remotos. Em Araguaína, foram realizados onze encontros formativos que envolveram 165 professoras da Educação Infantil da Rede Municipal. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e busca promover o desenvolvimento integral das crianças.
Para Laila Cristine, o curso foi parte essencial do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Acreditamos que essa troca pode inspirar outros profissionais e reforçar nossa identidade cultural e territorial. É uma oportunidade de aprender e ensinar”, ressalta.
(Por Rogério Damasceno | Fotos: Arquivo Pessoal)
Lucileda Vieira Sobrinho, professora formadora
Beatriz Souza, professora cursista