A enfermagem é a ciência do cuidar, confortar e acolher os pacientes em seus momentos mais difíceis, trazendo alívio para ao corpo e a alma, mas a profissão também enfrenta desafios. Foi com essa finalidade que a Secretaria da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública de Araguaína, está realizando o 1° Congresso de Enfermagem de Araguaína. A abertura foi nessa noite de quarta-feira, 26, e contou com 800 pessoas, entre profissionais da enfermagem e acadêmicos da área.
O Congresso tem como objetivo proporcionar aos participantes experiências voltadas à atuação dos profissionais, os desafios e avanços da categoria. “Idealizamos e projetamos este momento com muito carinho, pois acreditamos na importância desses profissionais que atuam com tanto amor”, disse a superintendente da Saúde de Araguaína, Dênia Rodrigues Chagas.
“Quando recebi o convite para participar, logo me inscrevi, pois é uma oportunidade maravilhosa. Um momento de muito aprendizado que nos motiva a exercer esta profissão tão linda”, disse a estudante de enfermagem, Villany Teixeira.
O primeiro dia de Congresso foi marcado por apresentações renomadas, entre elas, uma palestra com o representante do Conselho Federal de Enfermagem e presidente do Sindicato da Saúde de São Paulo, Jefferson Caproni, que ministrou o tema “empoderamento, valorização e crescimento profissional".
“São profissionais excepcionais que enfrentam todos os dias diversos desafios. A sociedade precisa conhecer a importância da enfermagem, mais do que isso, é preciso que cada profissional conheça seu valor”, destacou Caproni.
1° Congresso de Enfermagem
Promovido pela Secretaria da Saúde de Araguaína, por meio da Escola de Saúde Pública de Araguaína, o primeiro Congresso de Enfermagem acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril.
Programação
Nesta quinta-feira, 27, as atividades terão início a partir das 14h30 com a palestra “Enfermagem e formação”, que traz a educação interprofissional e o trabalho colaborativo, que será ministrada pela coordenadora da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, Rosa Maria Pinheiro Souza.
Já na sexta, 28, terceiro e último dia de evento, as apresentações iniciam às 15 horas com o monitoramento de eventos em Vigilância em Saúde, com a diretora do CIEVS Araguaína (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde). Também terá oficinas e apresentação de simulações de atendimento com o SAMU. (Por Carine Flores - Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)
Estiveram presentes, autoridades locais e representantes de instituições de ensino de Araguaína