Para prevenir a ocorrência de doenças respiratórias graves em crianças de alto risco, a Prefeitura de Araguaína começou a administrar, no período de fevereiro a julho, o Palivizumabe, anticorpo que evita o agravamento do vírus sincicial respiratório (VSR), um dos principais causadores de infecções que acometem o sistema respiratório de prematuros e crianças menores de dois anos, sendo responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias.
Um grupo de 12 crianças iniciou o tratamento no último dia 30 e seguirão recebendo o anticorpo mensalmente até maio.
“O anticorpo é administrado nas crianças que tenham nascido até 28 semanas e seis dias de gestação até que elas completem um ano. Também é indicado até os dois anos para as crianças que têm displasia broncopulmonar e crianças com cardiopatia com repercussão hemodinâmica. Com a medicação, nós conseguimos evitar hospitalizações e formas graves da doença”, informa a enfermeira municipal Pâmella Araújo, coordenadora da área técnica de Saúde da Criança.
Polo Regional
A administração gratuita do imunizante foi iniciada em 2020. No Tocantins, apenas Araguaína e Palmas são polos de administração do anticorpo. Os pacientes com prescrição para uso do medicamento devem procurar a Secretaria da Saúde de Araguaína para agendar a aplicação, que é realizada exclusivamente no Hospital Municipal de Araguaína (HMA).
“O paciente já sai da maternidade com a prescrição. Caso a criança não tenha o laudo médico para ter acesso a essa medicação, é preciso obtê-lo junto ao especialista, cardiologista ou pneumologista, que faz o acompanhamento dessa criança”, explica Pâmella.
Além do laudo médico, devem ser apresentados documentos pessoais da criança e dos pais, e comprovante de endereço. O atendimento não é exclusivo a moradores de Araguaína, podendo ser atendidas crianças de toda a região macronorte do Tocantins.
(Por Mara Santos | Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)