A Prefeitura de Araguaína anunciou nesta sexta-feira, 20, a relação final dos projetos culturais aprovados e que estão habilitados para financiamento pela Lei Aldir Blanc. A lista está disponível na edição n° 3181 do Diário Oficial do Município.
Os responsáveis pelos projetos selecionados devem comparecer à Secretaria Municipal do Esporte, Cultura e Lazer, localizada próximo à Praça das Bandeiras, na Av. Prefeito João de Sousa Lima, nº 20, Centro de Araguaína, entre os dias 6 e 17 de janeiro, das 7h30 às 13h, para assinatura do Termo de Execução, ou optar por assiná-lo digitalmente e enviá-lo para o e-mail: aldirblanc@araguaina.to.gov.br.
“O resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc 2024 confirma o rigor e a transparência do processo seletivo, evidenciando o comprometimento das equipes avaliadoras em garantir a idoneidade e a relevância dos projetos contemplados”, ressalta o secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Edson Gallo.
Mais informações sobre o processo estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Araguaína: https://araguaina.to.gov.br/aldir-blanc.
Sobre a Lei Aldir Blanc
Criada pela Lei nº 14.399/2022, a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura é uma iniciativa do Governo Federal em colaboração com estados e municípios, voltada para o incentivo a projetos culturais em todo o país. Para Araguaína, o recurso disponível é de R$ 1.216.550,03.
Neste edital, cerca de R$ 851 mil foram aplicados, atendendo categorias como Música, Literatura, Artes Cênicas, Audiovisual, Cultura Popular, Patrimônio Histórico, Artes Visuais e Artesanato. Foram analisados projetos de agentes culturais individuais e coletivos com base em critérios como impacto social, relevância cultural e viabilidade de execução. O restante do valor é destinado à Cultura Viva e ainda será lançado novo edital com a finalidade de credenciar e contemplar os pontos de cultura do município.
Foram inscritos 160 projetos, dos quais 50 foram aprovados e classificados. Destes, 46 foram selecionados e estão aptos a receberem os recursos, enquanto os suplentes poderão ser convocados em caso de desistências ou desclassificações.
“Com a divulgação dos habilitados, as expectativas para a realização dos projetos são elevadas. Os selecionados terão a oportunidade de desenvolver iniciativas criativas, ampliar o acesso à cultura e promover diálogos artísticos diversos. Estamos confiantes nas criações artísticas e culturais que serão realizadas, levando arte, cultura e diversidade para todos”, destacou Edson Gallo.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: aldirblanc@araguaina.to.gov.br ou pelo telefone (63) 99291-8014.
(Por: Rogério Damasceno | Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)