Em alusão ao Abril Verde, mês de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, o Centro Especializado em Saúde do Trabalhador de Araguaína (CEREST) realizará ações de prevenção a doenças e acidentes relacionados ao trabalho. O cronograma deste ano foca nas atividades de trabalhadores nas áreas de serralheria e construção civil, que são os setores com maior número de acidentes registrados no ano de 2024 no município.
Entre os dias 9 e 25, o CEREST promoverá várias ações de conscientização em obras fiscalizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (SEINFRA), abordando condições seguras de trabalho, o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros aspectos de risco no ambiente laboral.
No dia 23, às 8h, será realizado o I Encontro Regional em Saúde do Trabalhador. O evento, destinado aos representantes de saúde do trabalhador e vigilância sanitária dos 16 municípios abrangidos pelo CEREST Regional de Araguaína, ocorrerá no auditório do Fórum Trabalhista de Araguaína.
De acordo com Lilaléa Farias, diretora do CEREST Regional de Araguaína, é essencial que ações como essas sejam realizadas com frequência, com o objetivo de priorizar a saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho.
"O Abril Verde 2025 vem para concluir a nossa capacitação de vigilância em ambiente de trabalho nos municípios sob nossa supervisão. Treinamos equipes de 16 cidades para que realizem a vigilância local e enviem relatórios para o CEREST, permitindo que continuemos a realizar ações relacionadas à saúde do trabalhador. É de extrema importância que as equipes mantenham esse olhar atento e cuidadoso", destaca.
Ações durante o mês
Nos dias 9, 10 e 11 de abril, o CEREST fará visitas educativas nas obras de serralheria em execução e fiscalizadas pela SEINFRA. O objetivo principal dessas ações é promover a melhoria das condições de trabalho e a qualidade de vida no ambiente laboral. Durante as visitas, serão realizadas rodas de conversa coletiva, onde serão discutidos temas como a prevenção de acidentes e a importância de se manter um ambiente seguro, saudável e produtivo.
Além disso, as ações serão conduzidas por uma equipe especializada, composta por profissionais responsáveis pelo acompanhamento de condições de saúde relacionados a acidentes de trabalho, intoxicação, Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), bem como pela técnica de segurança do trabalho. O objetivo é levar aos trabalhadores informações práticas e essenciais para garantir sua segurança nas atividades diárias.
Nos dias 15, 16 e 25 de abril, o CEREST continuará as visitas educativas, agora focadas nas obras de construção civil, seguindo um processo semelhante às ações realizadas nas obras de serralheria.
Sobre o I Encontro Regional em Saúde do Trabalhador
Entre os principais objetivos do encontro, marcado para o dia 23, estão: qualificar as equipes dos municípios pertencentes ao CEREST Regional de Araguaína para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador, fortalecer as ações das equipes diante do processo, propor ações coletivas para transformar o ambiente de trabalho, e realizar promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores diante dos riscos que envolvem as condições de saúde.
O evento contará com uma apresentação sobre o VISAT (Sistema de Vigilância de Acidentes de Trabalho), explicando seu conceito, as abordagens adotadas e as orientações essenciais para seu uso. A seguir, será realizada uma sessão sobre a investigação de acidentes de trabalho, com foco em menores de idade e óbitos, detalhando os procedimentos e protocolos. Após isso, haverá uma demonstração das funcionalidades do aplicativo VISAT, mostrando como ele pode ser utilizado para facilitar o processo de investigação e registro. À tarde, o evento terá uma apresentação de experiências práticas no uso do VISAT, onde serão compartilhados aprendizados sobre sua aplicação em diferentes contextos.
Durante o encontro, serão entregues aos municípios kits para a realização da VISAT. Os kits incluem um tablet, onde os profissionais terão acesso a um sistema para registrar os relatórios das vigilâncias, uma bota de segurança para quem vai participar das atividades, uma camisa de proteção de manga longa e um cartão de memória para armazenar os dados. Esses materiais visam garantir maior segurança e eficiência nas ações de vigilância.
Acidentes de trabalho em Araguaína em 2024
Em 2024, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Hospital Dom Orione (HDO), o Hospital de Referência de Araguaína (HRA) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registraram, juntos, 1.520 acidentes relacionados ao trabalho, sendo 1.254 com homens e 266 com mulheres.
As profissões com o maior número de acidentes registrados são alimentador de linha de produção, com 48 acidentes; açougueiro, com 51; serralheiro, com 78; e pedreiro, com 172. De todos os acidentes, 1.220 ocorreram nas instalações do contratante.
(Por Rogério Damasceno | Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)