Às margens da Prainha da Via Lago, a APP (Área de Preservação Ambiental), conhecida como “matinha”, pertence à área do Lago Center Shopping de Araguaína e passará por uma revitalização executada pelo empreendimento nas próximas semanas. A previsão é que os trabalhos comecem no dia 23 com acompanhamento da Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Araguaína
O local tem algumas vegetações rasteiras e apodrecidas e, no projeto de revitalização, avaliado e autorizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, as espécies mortas serão retiradas e novas mudas serão plantadas no local e na região.
O biólogo Aníbal de Souza Neto, assessor técnico da secretaria, explica que o trabalho na matinha da Via Lago está dentro do Plano de Arborização Municipal. “Nós temos essa preocupação de fazer com que as espécies, além de funcionais, de cumprir o papel ecológico delas, tenham a função do paisagismo, sendo atrativas, bonitas e acessíveis para a população”, frisa.
Novas espécies
Entre as espécies que serão colocadas estão o Buriti, Ipê, Ingá e Embaúba. “Acompanhamos o processo desde o início, com estudo do projeto e sugestões. A administração do shopping teve a preocupação de buscar a contribuição do poder público para poder conduzir a revitalização de forma responsável”, ressalta Aníbal.
Preservação e acessibilidade
Fernando Borges, gerente regional da ABL Prime, uma das sócias do empreendimento, explica que os cuidados com a área verde ao lado da obra sempre fez parte dos projetos do shopping.
“Vamos fazer o cercamento do bosque como forma de preservação, mas garantindo o acesso das pessoas ao local. Ficaremos responsáveis por manter tudo limpo, organizado e seguro para quem vai usufruir”, informa Fernando, que acrescenta que, mesmo com o gradil, haverá dois portões que ficarão abertos durante o dia para as pessoas terem livre acesso ao bosque e ao shopping.
O gerente de contratos do Lago Center Shopping, Marcos Silva, reforça que todo o projeto foi elaborado em conjunto com um consultor ambiental e em parceria com a prefeitura. “Seguimos as indicações de um biólogo que entende bastante da região e catalogamos novas espécies aqui para plantar e enriquecer mais ainda a fauna desse local. A gente entende que vai ser um projeto bastante interessante e que vai ficar também mais harmônico, com mais árvores, colocando aquilo que é resistente que é mais habitual aqui”, pondera.
O projeto de revitalização ainda prevê a participação de alunos da rede municipal de ensino durante a fase de plantio das mudas, com ações de educação ambiental.
(Por Daniel Machado | Fotos: Departamento de Comunicação e Marketing / Lago Center Shopping de Araguaína)
O local tem algumas vegetações rasteiras e apodrecidas e, no projeto de revitalização, avaliado e autorizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, as espécies mortas serão retiradas e novas mudas serão plantadas no local e na região.