"Ando de moto há 12 anos e, nos últimos tempos, percebo que o trânsito tem ficado cada vez mais perigoso. É preciso muita atenção, mesmo quando estamos na preferencial. Temos que observar tudo ao redor, porque, sem perceber, alguém pode entrar de repente e causar um acidente”. Marlene de Andrade é aluna da Universidade da Maturidade (UMA) e participou da cerimônia em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, promovido pela Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, nesta quarta, dia 13.
Em parceria com outros órgãos de trânsito e da segurança pública, a ASTT está realizando uma série de ações, como blitzen educativas e ostensivas, além de palestras, para conscientizar os condutores sobre a importância da segurança, responsabilidade e prudência no trânsito.
Além das mobilizações, a agência também instalou um monumento temporário no canteiro da Via Norte com a Av. Castelo Branco. Em formato de cruz, o símbolo traz capacetes e objetos que remetem a acidentes de trânsito, destacando o impacto dessas tragédias
Para Suziane Olímpia, diretora de Educação para o Trânsito da ASTT, ações como essa trazem a esperança de que a população se sensibilize e abrace a causa.
"Todos clamam por paz no trânsito, mas poucos adotam atitudes compatíveis com essa necessidade. As pessoas tomam várias precauções para preservar sua segurança, mas, ao saírem para suas atividades diárias, esquecem que a violência no trânsito tem ceifado vidas e dilacerado famílias inteiras", ressalta Suziane.
A coordenadora reforça que o objetivo da campanha é sensibilizar os condutores para a necessidade de reduzir o número de acidentes no trânsito, ressaltando que a segurança não depende apenas dos órgãos públicos ou políticas públicas, mas de um esforço coletivo. “Cada cidadão tem um papel essencial para tornar o trânsito mais seguro e menos violento”, completa Suziane.
Acidentes em 2024
Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Araguaína atendeu 1.745 ocorrências referentes a acidentes de trânsito, sendo junho o mês com o maior número de atendimentos, 239.
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito teve início em 1993, com serviços religiosos realizados no Reino Unido, e logo se espalhou pela Europa por meio de ONGs relacionadas ao trânsito. Em 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a data para o terceiro domingo de novembro. Este ano, devido aos feriados e festividades em comemoração ao aniversário de Araguaína, a ASTT decidiu antecipar as ações.
(Por Rogério Damasceno e Paulo Nunes | Fotos: Thiago Santos / Secom Araguaína)
É preciso muita atenção, mesmo quando estamos na preferencial. Temos que observar tudo ao redor, porque, sem perceber, alguém pode entrar de repente e causar um acidente”, conta Marlene de Andrade
“Cada cidadão tem um papel essencial para tornar o trânsito mais seguro e menos violento”, completa Suziane Olímpia, da ASTT