Com o objetivo de melhorar a qualificação continuada sobre o uso de armas de fogo, preparar novos agentes e cumprir com a legislação que dispõe sobre o uso seguro dos equipamentos, a GMA (Guarda Municipal de Araguaína) promoveu o curso de Armamento e Tiro para os 22 novos agentes em formação, guardas efetivos e dois policiais federais. O treinamento, iniciado no dia 30 de outubro, segue até 24 de novembro com carga horária de 248 horas.
As aulas incluem técnicas de combate em ambientes abertos e fechados, combate à curta distância, técnicas de abordagem e tiro embarcado, instrução preparatória de tiro e exercícios de disparos.
Técnica VCQB
No último dia 20, a aula aplicada foi de combate veicular, conhecida como VCQB (Vehicle Closed Quarter Battle), e simulou, na prática, uma suposta emboscada. Os agentes de segurança vivenciaram o combate de dentro de um veículo, treinaram fuga, manuseio e disparo de pistola calibre .40 em vários ângulos.
Para o subcomandante Márcio Odilon Dias Rodrigues, todo o treinamento visa preparar o agente de segurança pública não só para o serviço operacional, mas também para atuar fora do expediente, estando apto a exercer o trabalho de segurança à população em qualquer situação de risco.
“O curso VCQB é um dos mais importantes, porque traz técnicas para que o agente aprenda a se proteger em qualquer situação de confronto. Foram cerca de 10 horas de treinamentos intensos, que proporcionam conhecimento prático para que estejamos preparados para servir e levar segurança à população, garantindo a integridade física de todos”.
A capacitação é ministrada por instrutores de armamento e tiro credenciados pela Polícia Federal. “Estamos há vários dias aplicando diversas técnicas aos alunos, com ênfase no VCQB, que prepara o profissional para atuar durante um conflito, bem como evadir-se do local com segurança”, explica o instrutor e policial civil, Jairo Araújo Moura.
Mais segurança à população
Entre os efetivos, a GM Isabella Arruda, que também é instrutora credenciada pela Polícia Federal, destaca que todos os treinamentos aplicados buscam amenizar os efeitos negativos de uma suposta situação de risco, promovendo mais segurança aos munícipes de Araguaína.
“Desde a sua criação, a GMA de Araguaína tem proporcionado à equipe diversos cursos e treinamentos sobre a segurança pública, e mais uma vez estamos aqui reforçando a nossa conduta de responsabilidade. Atualizar os nossos guardas é garantir a segurança pública em nosso município, e quem ganha com isso é a população que poderá contar com um efetivo mais preparado”, disse.
(Por Carine Flores - Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
A capacitação é ministrada por instrutores de armamento e tiro credenciados pela Polícia Federal
“Foram cerca de 10 horas de treinamentos intensos, que proporcionam conhecimento prático para que estejamos preparados para servir e levar segurança à população, garantindo a integridade física de todos”, disse o subcomandante Márcio Odilon Fernandes.
“Estamos há vários dias aplicando diversas técnicas aos alunos, com ênfase no VCQB, que prepara o profissional para atuar durante um conflito, bem como, se evadir do local com segurança”, explica o instrutor e policial civil, Jairo Araújo Moura.
“Atualizar os nossos guardas é garantir a segurança pública em nosso município e quem ganha com isso é a população, que pode contar com um efetivo mais preparado”, afirmou a GM Isabella Arruda.