“Hoje já estou trabalhando com meu negócio e espero expandir ainda mais nesse ramo”, contou a empreendedora Maria Rita Resplandes, que concluiu o curso de Produção de Salgados ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Araguaína por meio do Centro de Geração de Renda.
Maria produz sob encomenda e entrega os salgados em domicílio ou nos eventos. Ela faz parte das mais de 275 alunas que receberam a certificação no último dia 20, em evento realizado na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos, no Setor Lago Azul IV.
“Foi uma oportunidade única de aprender a fazer salgados, algo que sempre quis, e sou grata à prefeitura por isso. No curso, aprendi várias técnicas culinárias, incluindo o preparo de massas para salgados fritos, assados e pão, além de noções básicas de administração e empreendedorismo na culinária”, disse a nova empreendedora.
Os cursos em áreas como artesanato em feltro, bordado à mão, pintura em tecido, cabeleireiro, manicure, pedicure e salgados foram promovidos nos setores Construindo um Sonho, Vila Couto, Costa Esmeralda, Céu Azul, Jardim da Flores, JK, Novo Horizonte e Vila Couto Magalhães.
Mais oportunidades
Além da certificação, a Prefeitura de Araguaína também promoveu a 1ª Feira da Empregabilidade com o objetivo de desenvolver as habilidades dos participantes e criar oportunidades. A feira teve uma programação que incluiu oficinas para a criação e distribuição de currículos eficazes, um painel expositivo de vagas de emprego, palestras de orientação profissional sobre postura, vestimenta, diálogo e atendimento do CadÚnico.
“Facilitamos a conexão desses novos profissionais certificados com os recrutadores e empregadores durante toda a feira, proporcionando oportunidades de networking e possibilitando que eles apresentassem seus currículos e habilidades diretamente aos potenciais empregadores”, explicou a secretária da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, Suzana Salazar
Mais profissionais qualificados
Durante o evento, também houve a exposição dos produtos gerados pelos cursos oferecidos pelo Centro de Geração de Renda, que funcionam de forma rotativa nos bairros e abrangem diversos segmentos, como beleza, artesanato e alimentação.
Uma das certificadas foi Cauane Pereira de Almeida, 24 anos, que fez o curso de cabeleireira. Para ela, foi a realização de um sonho e a oportunidade de crescer profissionalmente.
“O curso me ofereceu uma forma desenvolver essas habilidades que vão ser cruciais para minha vida. Estou pronta para aplicar o conhecimento que adquiri e realizar meu sonho de ter meu próprio negócio”, disse Cauane.
Também certificada, Tainara Andrade, 23 anos, elogiou o curso de manicure. Segundo ela, a qualificação possui uma excelente grade curricular. “Aprendi tudo o que precisava para iniciar minha jornada no trabalho que eu amo. As aulas dedicadas à cutilagem e esmaltação foram particularmente cativantes para mim, foi muito bom aprender de forma prática. Estou animada e confiante para aplicar minhas novas habilidades e seguir em frente com determinação”, compartilhou Tainara.
Como se qualificar
As inscrições para os Cursos do Centro de Geração de Renda são contínuas e podem ser feitas ao longo do ano diretamente na Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, localizada na Rua Humberto de Campos, esquina com a Rua 1º de Janeiro, no Bairro São João, ou por meio do telefone (63) 99275-4202
Ana Luísa Rodrigues, coordenadora interina do Centro de Geração de Renda, explica que o objetivo dessas formações é criar possibilidades de independência financeira para as alunas, tornando o acesso mais simples.
“Uma equipe dedicada facilita o processo de cadastro, permitindo o envio virtual de documentos sem custos adicionais, como autenticação”, informou.
Somente em 2023, as ações e qualificações gratuitas ofertadas pela Prefeitura de Araguaína beneficiaram 2.733 pessoas. Além da região central da cidade, as iniciativas atenderam a moradores de 18 bairros: Raizal, Novo Horizonte, Maracanã, Araguaína Sul, Bairro Eldorado, Setor Palmas, Costa Esmeralda, Lago Azul 1, 3 e 4, entre outros. Os atendimentos foram ofertados também na zona rural, chegando aos moradores do povoado Garimpinho e os assentamentos Chaparral 2, Paraíso e Três Riachos.
(Por Paulo Nunes | Fotos: Secom Araguaína)
“Me sinto pronta para aplicar o conhecimento que adquiri e realizar meu sonho de ter meu próprio negócio”, disse Cauane Almeida
“Aprendi tudo o que precisava para iniciar minha jornada no trabalho que eu amo”, compartilhou Tainara Andrade
“Facilitamos a conexão desses novos profissionais certificados aos recrutadores e empregadores durante toda a feira”, disse a secretária Suzana Salazar sobre a 1ª Feira da Empregabilidade