Com o tema “Feito por elas”, a Prefeitura de Araguaína realizou, no último dia 22, a 1ª Feira da Mulher Empreendedora. Gratuito e aberto ao público, o evento reuniu mulheres de diferentes áreas para um dia de aprendizado, troca de experiências e geração de oportunidades. A feira, organizada pela Secretaria Especial da Mulher de Araguaína, teve a parceria da UFNT (Universidade Federal do Tocantins) e foi realizada no Campus Cimba da instituição.
"O objetivo é fortalecer as mulheres, promovendo conexão, confiança e autoestima. Elas expuseram seus talentos em artesanato, maquiagem e alimentos, compartilhando ideias e conhecimentos que incentivam o empreendedorismo e a entrada no mercado de trabalho", afirmou a primeira-dama de Araguaína, Ana Paula Rodrigues.
A secretária especial da Mulher de Araguaína, Ângela Maria Silva, também ressaltou o impacto positivo do evento. "Tivemos 28 expositoras e toda uma mobilização que promoveu a economia local para empoderar mulheres por meio de palestras, workshops e oficinas, criando novas oportunidades de renda e inspiração", afirmou.
Valorização do empreendedorismo feminino
"É um evento inspirador, que nos convida a participar e valorizar o protagonismo das mulheres empreendedoras. Além de um espaço para divulgar talentos, pensar coletivamente e fortalecer a sororidade, tivemos a oportunidade de apoiar, aprender e admirar lindos trabalhos de arte, costura, decoração e outros empreendimentos criativos", comentou a professora Léo Maura, participante do feirão de empregabilidade.
A diretora da Comunidade Terapêutica Feminina Amor Transbordo, Maria Barbosa da Silva, participou como expositora e destacou a importância do evento em sua comunidade.
“Trabalhamos com mulheres em recuperação de dependência química, oferecendo oficinas de crochê. Essa feira foi uma oportunidade para elas exporem e comercializarem seus produtos, gerando renda e ampliando seus horizontes. Além disso, participaram de palestras e oficinas, contribuindo para sua reinserção social e familiar", afirmou Maria.
Sabor de tradição
Durante a Feira, as empreendedoras da Feirinha participaram de uma capacitação ministrada pela chef Rute Almeida, vencedora do reality Master Chef, que compartilhou dicas sobre plano de negócios e técnicas de preparo.
A chef realizou uma cozinha-show ao vivo, valorizando os temperos de Araguaína e a culinária afro-indígena, posicionando a Feirinha como referência em turismo gastronômico.
O encerramento da capacitação foi feito na própria Feirinha com a degustação do tradicional chambari, produzido sob orientação da chef, e contou ainda com apresentações culturais com banda e orquestra.
(Por Paulo Nunes | Fotos: Marcos Filho / Secom Araguaína)
"O objetivo é fortalecer as mulheres, promovendo conexão, confiança e autoestima. Elas expuseram seus talentos em artesanato, maquiagem e alimentos, compartilhando ideias e conhecimentos que incentivam o empreendedorismo e a entrada no mercado de trabalho", afirmou a primeira-dama de Araguaína, Ana Paula Rodrigues.
"Além de um espaço para divulgar talentos, pensar coletivamente e fortalecer a sororidade, tivemos a oportunidade de apoiar, aprender e admirar lindos trabalhos de arte, costura, decoração e outros empreendimentos criativos", comentou a professora Léo Maura