OUVIDORIA MUNICIPAL DA SAÚDE
Quais são os Canais de Comunicação?
São várias as formas de acesso disponíveis para a manifestação do cidadão:
* Tele-atendimento: 0800 646 8546 - De segunda a sexta-feira, das 7:00 às às
18:00h.
* Atendimento presencial ou correspondência: Rua 07 de Setembro nº 555,
CEP. 77804-040 | Araguaína – Tocantins
* E-mail: [email protected]ína.to.gov.br
* Formulário Web:
DADOS DA OUVIDORIA
Relatórios
Relatório Anual de Gestão / 2020
Sobre a parceria da Ouvidoria do SUS com o Núcleo de Apoio Técnico-NAT
OUVIDORIA DO SUS
0800-646-8546
Quem Somos?
A Ouvidoria do SUS Municipal é um canal de comunicação aberto à população, para registro de demandas sobre as ações e serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
O serviço tem por objetivo dar voz aos usuários do Sistema Único de Saúde-SUS, acolhendo suas manifestações, fornecendo respostas individualizadas que possam atender às necessidades pontuadas, e desta forma, busca ainda contribuir com informações que possam subsidiar a gestão no processo de contínua melhoria da assistência à saúde em Araguaína.
Como Atuamos?
A Ouvidoria atua para atender a todos, seja o cidadão Trabalhador, Usuário ou Gestor da rede de saúde - SUS. O atendimento prestado é realizado mediante uma escuta qualificada do cidadão, realizada por servidores comprometidos com o respeito e a ética profissional.
Ao registrar uma manifestação, o cidadão receberá um número de protocolo para realizar o acompanhamento de seu registro. A demanda será analisada, classificada e encaminhada ao setor de competência para conhecimento, resolução e resposta ao caso, sendo reencaminhada a instância para nova avaliação ou esclarecimentos quando não houver resposta satisfatória.
O que posso registrar na Ouvidoria?
Você pode expressar sua opinião em relação a todas as ações e serviços da Secretaria de Saúde, como a prestação de serviços de assistência à saúde, as relações entre profissionais e usuários, os programas e ações desenvolvidos pela secretaria, atuação das vigilâncias Sanitária, Ambiental, Epidemiológica, além de obter orientações em saúde.
A partir do seu relato, sua manifestação será classificada em uma das seguintes categorias: Solicitação, Reclamação, Denúncia, Sugestão, Informação e Elogio.
É necessário que o cidadão se identifique?
Não. O cidadão pode registrar sua manifestação de três formas:
Identificada: Os dados do cidadão são coletados e não há sigilo na divulgação dos dados na esfera da Secretaria Municipal de Saúde (SMS);
Sigilosa: Os dados são coletados pela Ouvidoria, porém os dados do manifestante não são encaminhados para nenhum órgão externo;
Anônima: Nenhum dado pessoal é coletado.
No contexto de desafios enfrentados diariamente pelos atores que fazem parte do sus, esta ouvidoria está à disposição para atuar como mediadora não só dos direitos dos cidadãos, mas para a defesa e fortalecimento de todo o sistema público de saúde municipal.
SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!