.: Prefeitura De Araguaina :.
Quinta-feira, 11 De Agosto De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 37 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Via Sacra deve reunir cerca de 10 mil pessoas em Araguaína

Publicado: Data: 01/04/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Maior encenação teatral ao ar livre do Tocantins, o espetáculo está na 18ª edição

 

Os últimos detalhes na montagem do cenário e dos sete palcos serão finalizados até esta sexta-feira, dia 3, para a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo em Araguaína. O espetáculo da Via Sacra é considerado a maior encenação teatral ao ar livre do Tocantins e deve reunir nesse ano cerca de 10 mil pessoas. A Via Sacra 2015 é promovida pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer.

A novidade para este ano é que a Via Sacra retorna para a Avenida Filadélfia, em frente à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na Sexta-Feira Santa, dia 3 de abril, a partir das 20 horas. O diretor da encenação, Pedro Lima, comentou que os últimos ensaios estão sendo realizados nesta semana. Na sexta-feira, dia 3, às 16 horas, está marcado o último ensaio com os atores, no próprio cenário onde será feita a apresentação.

A montagem da peça conta com o envolvimento de aproximadamente 300 pessoas, entre carpinteiros, pintores e decoradores para criação e pintura dos cenários com arte sacra, e para o elenco, grupos de teatro, grupos de jovens, servidores, produtores culturais, atores voluntários, bem como técnicos de som e equipe das secretarias municipais da Saúde e Infraestrutura. 

Via Sacra
A Via Sacra de Araguaína foi idealizada e realizada pela primeira vez no município em 1997, pela comunidade do Setor Noroeste, na praça do bairro. Nos anos de 2001 e 2002 passou a ser realizada na Praça das Nações. A partir de 2003 passou a ser realizada na Avenida Filadélfia, em frente à Conab. Depois de 2014, passou a ser realizada no espaço entre o Jardim das Flores e a Vila Patrocínio. Este ano retorna para a Avenida Filadélfia. No local será montada uma cidade cenográfica composta por palcos, cenários, figurinos e uma estrutura de sonorização, iluminação, banheiros e tendas.

A peça está dividida em 12 atos, divididas em sete palcos. O público terá a oportunidade de reviver os últimos momentos de vida de Jesus Cristo na Terra, como a Santa Ceia, o julgamento de Cristo por Pôncio Pilatos, até a sua ressurreição.

Montagem
As equipes da Infraestrutura estão há cerca de uma semana no local para construção da cidade cenográfica. Mais de 200 caminhões de areia serão necessárias para a construção dos cenários, que contará com sete palcos, entre os quais estão o da crucificação de Cristo, a Via Dolorosa, o julgamento por Pilatos e a Santa Ceia.

A Infra está mobilizada para fazer a cobertura do morro onde houve a crucificação, construir o do sepulcro e o caminho por onde Cristo levou a cruz, conhecido como ‘Via Crucis’. Também irá construir os muros cenográficos e fará a montagem de cruz e pedras, que farão parte da encenação. Além de montagem da ambientação para o espetáculo, após o evento também, equipes da Prefeitura farão a desmontagem da cidade cenográfica.

 

“Estamos deixando tudo pronto para que o público novamente se emocione e acompanhe todos os passos por onde Jesus passou”, destacou o secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira.

Publicado: Data: 01/04/2015 Autor:Ascom







voltar