.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 09 De Dezembro De 2022 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 32 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista  

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura visita famílias do Programa Casa para Quem Precisa

Publicado: Data: 09/01/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Dez assistentes sociais atuam em todos os bairros de Araguaína. Mais de 6 mil famílias devem ser visitadas até março de 2015

 

Mais de 4 mil famílias aptas a serem contempladas no Programa Casa para Quem Precisa estão sendo visitadas em Araguaína. Três equipes compostas por 10 assistentes sociais atuam em todos os bairros da cidade. A Prefeitura pretende visitar pelo menos seis mil famílias até março deste ano. 

 

“As visitas são importantes, pois vão comprovar as informações que as famílias nos passaram, averiguar se a área é de risco para acionarmos a Defesa Civil Municipal e para verificar quais famílias realmente precisam”, explica a assistente social que coordena as visitas, Dúnya Melo.

 

As equipes chegam às residências sem avisar, para garantir a realidade e legitimidade das informações repassadas durante o cadastro. Durante as visitações, com o cadastro do titular em mãos, os assistentes sociais perguntam quais as condições de vida da família, o vínculo legal entre os casais e a composição familiar. O objetivo, segundo ela, é que os dados de identificação repassados pelo titular sejam comprovados ‘in loco’.

 

A dona de casa Genecy Menezes mora em uma casa de tábua em uma área de invasão no Setor Maracanã há oito meses. No local moram ela e o marido, uma filha, dois enteados e um neto. Ela é beneficiária do Bolsa Família, a única renda fixa da família. Para Genecy Menezes a visita representa mais uma chance de conquistar o sonho da casa própria.

 

“Faz tempo que eu luto para sair desse ‘barraco’ e ver se consigo uma ‘casinha’. A visita é uma oportunidade que eu tenho de mostrar minha situação. Agora estou mais esperançosa de ganhar a casa para facilitar minha vida e adiantar muita coisa”, declarou a dona de casa.

 

As visitas são feitas geralmente em período comercial, porém após três visitas sem sucesso são feitas as reprogramações para visitas noturnas. Segundo Dúnya, as visitas nunca pararam e são realizadas diariamente. Segundo a coordenadora, as maiores dificuldades são as trocas de endereços não comunicadas à Secretaria. Outro problema encontrado pelas equipes, segundo ela, é a dificuldade em encontrar o titular do cadastro em casa, por estar trabalhando.

 

Sorteios

Após as visitas, a última fase do processo seletivo para que as famílias sejam contempladas no Programa Minha Casa Minha Vida é o sorteio. Diferentemente dos anos anteriores, o programa não mais realizará a seleção via pontuação dos cadastrados que estejam aptos, mas por meio de sorteios, que colocarão todos em pé de igualdade, equiparando todos os beneficiários do programa.

 

Além disso, nos conjuntos habitacionais, já entregues e em construção, foram reservadas cotas de 3% para idosos, 3% para doentes crônicos e 3% para deficientes, de acordo com a legislação. Terão prioridade também as famílias que residem em áreas de risco, com base em laudo técnico da Defesa Civil Municipal, e aquelas que tenham mais dependentes dos pais. 

 

Inscrições

As inscrições para o cadastro foram reabertas no dia 5 de janeiro e irão até o dia 30, na Secretaria de Habitação, no Bairro São João. 

 

Projetos sociais

A Secretaria da Habitação é também a pasta responsável pela elaboração dos Projetos de Trabalho Técnico Social (PTTS) para a realização de cursos junto às comunidades dos empreendimentos. Graças a parcerias, a Prefeitura desenvolve cursos profissionalizantes com os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo as regras, as famílias tem a possibilidade de escolher quais cursos de capacitação querem para o Setor.

Publicado: Data: 09/01/2015 Autor:Ascom







voltar