.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 20 De Maio De 2022 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 16ºC | Máxima: 29 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Capacitação em Piscicultura realiza dia de campo em Araguaína

Publicado: Data: 06/11/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Curso faz parte do Projeto Peixe Mais, que trabalha com o cultivo de tambaqui no sistema tanque-rede

 

Nesta sexta-feira, dia 7, em Araguaína, será realizado o Dia de Campo da Capacitação em Piscicultura que envolve 40 produtores e técnicos de vários municípios do Tocantins. O evento inicia a partir das 8 horas, na Chácara Riacho Fundo, a cerca de 500 metros à esquerda do Cemitério Jardim das Paineiras. O objetivo é aprimorar as tecnologias utilizadas pelos produtores e técnicos em sua região.

A aula de campo, que é o último dia da capacitação, tratará sobre levantamento altimétrico. A ideia é de que, após a palestra, os técnicos tenham condições de operar um nível topográfico, realizando levantamentos altimétricos para projetos de conservação de solos (marcação de curvas de nível), irrigação, construção de viveiros escavados etc. O foco é na construção de viveiros escavados.

Os participantes estão discutindo, desde o último dia 5, temas como abate e importância da qualidade do pescado para a comercialização, prevenção de doenças e planejamento na aquicultura e deterioração e processamento do pescado.

Esse é o terceiro módulo de capacitação continuada em cultivo de tambaqui no sistema de viveiro escavado. Os demais módulos foram em agosto e setembro deste ano. A capacitação faz parte do Projeto Peixe Mais, que também trabalha com o cultivo de tambaqui no sistema de tanque-rede.

Piscicultura

A piscicultura constitui um dos setores emergentes do agronegócio brasileiro. No estado de Tocantins, este setor tem apresentado um crescimento de 833% entre 2000 e 2011, atingindo o total de 12.412 toneladas. Neste sentido, a piscicultura representa uma atividade estratégica tanto para a economia como para a segurança alimentar do estado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josué Luz, a região do Tocantins tem um grande potencial econômico, por causa das altas temperaturas, que a torna ideal para a criação de peixe. “Ao final do curso, os participantes serão capazes de orientar os produtores no cultivo de peixe em viveiros escavados” destacou.

A capacitação é promovida pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Com informações da Embrapa)

Publicado: Data: 06/11/2014 Autor:Ascom







voltar