.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 24 De Setembro De 2021 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 23ºC | Máxima: 36 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura conclui obras em tempo recorde no setor Nova Araguaína

Publicado: Data: 16/09/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Em pouco menos de dois meses, quase 3,8 km de vias foram asfaltadas no Setor e mais de mil metros de rede de drenagem foram implantados.

 

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Infraestrutura, finalizou a primeira etapa das obras de pavimentação asfáltica e drenagem no Setor Nova Araguaína entre em ruas como a 49, a 16, Av. Alfredo Nasser e Av. Astolpho Leão Borges. A obra foi executada em menos de dois meses e atenderá um dos bairros mais antigos e populosos da cidade que recebeu um intenso trabalho de limpeza, drenagem profunda, construção de bocas de lobo, terraplenagem e asfalto.

A aplicação do asfalto do tipo TSD (Tratamento Superficial Duplo) foi concluída em grande parte das ruas do Setor Nova Araguaína. Ao todo, foram feitos mais de 24.500 m² de vias asfaltadas, o que corresponde a 3,8 km de asfalto, onde a poeira, erosões e a lama que incomodavam os moradores de inverno a verão não existem mais. De acordo com o secretário da Infraestrutura, Simão Moura Fé, foram contempladas dez ruas com a pavimentação nova, sendo elas: Rua 18, 19, 20, 29, 30, 31, 32, 49, 53 e uma travessa.

Atendendo uma reivindicação antiga da comunidade, a Prefeitura, além de promover as melhorias de trafegabilidade asfaltando parte do setor, colocou equipes para executar trabalhos de drenagem profunda e bocas de lobo nas vias 49, 12 e complementos das vias perpendiculares à rua 53 com o objetivo de melhorar a captação da água das chuvas. Essas ruas são importantes vias de acesso ao setor Nova Araguaína e rota do transporte coletivo urbano, que antes eram intrafegáveis e agora ganham condições físicas necessárias para atender de forma positiva a comunidade do setor.

 

Benefícios

Todo esse trabalho é uma forma de promover aos moradores da região o benefício do asfalto que eles aguardavam há anos. Diante das melhorias, a comunidade do setor tem motivos de sobra para comemorar. “Aqui, antes, tinham muitos buracos, alagamento de casas e poeira. Tinha que colocar a bicicleta nas costas pra passar pelas ruas. Essa aqui mesmo, a rua 53, ninguém passava por ela. Agora o serviço ficou muito bom e a polícia e a ambulância do SAMU podem chegar a quem mais precisa”, lembrou a dona de casa Marilene Pereira dos Santos, que mora na Rua 53 do Nova Araguaína há mais de 15 anos.

Após os serviços de terraplenagem e pavimentação, o bairro receberá uma nova frente de serviço para construção de meios-fios e sarjetas nas laterais das ruas e avenidas pavimentadas do setor. Esse próximo trabalho objetiva facilitar o escoamento da água das chuvas para a rede de drenagem, evitando a formação de poças que podem comprometer a pavimentação asfáltica e o fluxo de veículos. “Isso é fruto de um bom trabalho em equipe, de um comprometimento de toda Administração Municipal com a população de Araguaína”, destacou o secretário Simão Moura Fé.

 

Gabião

Além do asfalto aplicado no bairro e o ritmo intenso de trabalho, uma das equipes constrói um canal em Gabião, que é um conjunto de paredes de pedras engaioladas em telas de aço para garantir a segurança do lançamento final da drenagem das ruas 49, 14 e 12, bem como para a contenção das margens da nascente que corta o setor e que deságua no Rio Lontra. Somente no Nova Araguaína foram feitos mais de mil metros de rede de drenagem.

A intervenção objetiva sanar parte dos problemas causados nos períodos chuvosos, como o excesso de lama que acumula na região e contenção das erosões existentes na área. “A obra do gabião no Nova Araguaína está adiantada e já se encontra em sua fase final”, destacou o secretário Simão Moura Fé, caracterizando o trabalho como de grande durabilidade e resistência.

Obra semelhante foi iniciada este ano na principal avenida do bairro, a Astolpho Leão Borges. Lá o asfalto a ser empregado será o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a quente) e já foi aplicado em trechos da sua extensão. Atualmente a via recebe os serviços de drenagem, terraplenagem, preparação para recebimento de calçadas e construção de meios-fios e sarjetas nas duas vias. “Há muito ainda por fazer e muitas dificuldades para enfrentar. Estamos apenas começando”, finalizou o secretário.

Publicado: Data: 16/09/2014 Autor:Ascom







voltar