Sábado, 20 De Agosto De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis

Araguaína está em segundo lugar no ranking estadual do índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

Publicado: Data: 03/06/2014 Autor: Ascom

Estudo acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos municípios em três áreas: emprego e renda, educação e saúde. Sistema FIRJAN divulgou nesta segunda, dia 03, a versão 2014 desta avaliação dos municípios brasileiros.

De acordo com o estudo divulgado nesta segunda-feira, dia 03, pelo Sistema FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o município de Araguaína tem o IFDM de 0,7876, ficando em segundo lugar no ranking estadual, logo atrás da capital tocantinense, Palmas, indicando que a cidade tem desenvolvimento moderado (0,6 a 0,8). O indicador tem como base dados de 2011. O Brasil conquistou 0,73 pontos, ou seja, o município araguainense, ficou acima da pontuação do país.

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Assim com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, o índice varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, melhor.

Dados

De acordo com o estudo, Araguaína está com alto desenvolvimento na área da Saúde, com 0,8229 pontos. Na Educação, o município araguainense está com desenvolvimento moderado, ficando com uma pontuação de 0,7736. Na área de Emprego e Renda, a cidade ficou com 0,7664 pontos, também considerado de desenvolvimento moderado. Araguaína está entre os 22,9% municípios que receberam a pontuação entre 0,7 e 0,8.

Ainda segundo o Índice FIRJAN, a evolução da cidade tocantinense foi considerável, avaliando-se os anos anteriores. Em 2005, o município tinha um índice consolidado de 0,7106. Com relação às áreas específicas, Araguaína também cresceu nos dados. No ano de 2005, a Educação tinha 0,6462; na área da Saúde, tinha 0,7688; Emprego e Renda tinha 0,7167.

Publicado: Data: 03/06/2014 Autor:Ascom