.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 01 De Fevereiro De 2023 |    CLIMA: Chuvoso de manha. Aberturas de sol a tarde e pancadas de chuva que vao ata a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 29 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   DAT- Sistema de declação de acidentes astt


Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Conselho Municipal de Saúde destaca avanços importantes em Araguaína

Publicado: Data: 19/01/2023 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Na avaliação de 2022, o órgão citou a ampliação da rede de Atenção Básica, melhorias na acessibilidade e no atendimento aos moradores que procuram pelos serviços

Por: Giovana Hermice | Foto: Marcos Filho Sandes

 

Para dar mais qualidade de estrutura e atendimento à população na rede básica de saúde, em 2022 a Prefeitura de Araguaína investiu R$ 2.304.638,94 em obras de reforma, ampliação e construção de novas unidades de saúde. Iniciativas que, segundo o presidente do CMS (Conselho Municipal de Saúde), Marques Elex, demonstram os avanços na área.

"A saúde em Araguaína tem dado saltos de qualidade. Ainda nos deparamos com algumas coisas que precisam de melhoria, pois há sempre algo a ser feito. Dentre os avanços obtidos destaca-se o tempo de resposta entre a consulta e a realização de exames, além da ampliação na rede de atenção básica", explicou.

Dentre as diversas atribuições previstas na Lei Municipal de nº 2.738/11, o CMS é responsável por fiscalizar, deliberar e aprovar a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde e investimentos realizados com recursos do SUS. Com esse recurso aprovado, foram finalizadas as obras de cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde), localizadas no Jardim das Flores, Distrito Novo Horizonte, Bairro São João, Setor Tereza Hilário e Bairro de Fátima.

O Município entregou ainda novas estruturas de saúde especializadas, entre elas o Instituto de Prevenção, localizado na Vila Norte e conhecido como Clínica da Mulher, o PAI (Pronto Atendimento Infantil) e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

Entregas com acessibilidade

Tanto as obras entregues quanto as que estão em construção seguem um padrão para oferecer mais conforto e acessibilidade aos pacientes, desde a estrutura até o atendimento. "Nós cobramos piso tátil em todos os ambientes, intérprete de LIBRAS para melhor comunicação com pessoas com deficiência auditiva e rampas que não fiquem distantes da entrada principal, mas nela própria", explicou o presidente do Conselho.

Mais obras de saúde na cidade

Neste ano, a Prefeitura de Araguaína irá finalizar duas novas UBS na Vila Azul e Setor Araguaína Sul 2, e reformar as UBS do Setor Couto Magalhães, Vila Aliança, Nova Araguaína, JK, Dr. José Rezende (Céu Azul) e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro, localizada no Setor Araguaína Sul.

Outras ações do CMS

No relatório divulgado pelo Conselho Municipal de Saúde, a comissão de acompanhamento de contratos recomendou a aprovação  da liberação de mais 10 leitos clínicos para o tratamento de pessoas com covid-19; o projeto técnico para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o SAMU, além da atuação em planos de contingências e ações.

Já no início deste ano, a Prefeitura é parceira do evento organizado pelo CMS, a 9º Conferência Municipal de Saúde de Araguaína, que será gratuita e realizada nos dias 20 e 21 de janeiro (sexta e sábado), na Escola Estadual Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico. O evento tem como objetivo avaliar o atendimento à população, as estruturas, os serviços oferecidos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) e sugerir melhorias.

 Tanto as obras entregues e as que estão em construção seguem um padrão para oferecer mais conforto e acessibilidade aos pacientes


Publicado: Data: 19/01/2023 Autor:Ascom







voltar