.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 01 De Fevereiro De 2023 |    CLIMA: Chuvoso de manha. Aberturas de sol a tarde e pancadas de chuva que vao ata a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 29 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   DAT- Sistema de declação de acidentes astt


Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

“Todos fazem a Educação acontecer”, diz secretária em ação inédita para as merendeiras em Araguaína

Publicado: Data: 07/11/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Mais de 250 profissionais que atuam na preparação da merenda nas escolas e creches de Araguaína receberam homenagem da Secretaria da Educação e dos alunos

Por Giovanna Hermice | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Mais de 250 profissionais que trabalham na preparação da merenda nas escolas e creches de Araguaína receberam uma homenagem inédita. O evento foi realizado na Escola Casemiro Ferreira Soares, localizado no Setor Urbano, na última sexta-feira, 4.

A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância de cada cargo para o ensino dos 22 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. “Todos fazem a Educação acontecer e a merendeira é fundamental para auxiliar o desenvolvimento cognitivo da criança que precisa estar bem alimentada para absorver o conhecimento”, explicou a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura.

O evento contou com um mural repleto de fotos das merendeiras, homenagens em vídeos dos alunos em alusão ao Dia da Merendeira Escolar (30 de outubro), sorteio de brindes, recitação de poesias, palestras e também foi servido um lanche para as profissionais.

“Estou achando tudo maravilhoso, primeira vez que acontece uma festa tão bonita dessa”, relatou a merendeira Glória Dias, de 58 anos, desses 28 foram dedicados à preparação de alimentos.
 
A profissional atua na Creche Nossa Senhora dos Milagres, para ela a rotina de cozinhar na unidade gera vínculos afetivos. “Os filhos tão pequenos não são nossos, mas a gente cria um amor de mãe por eles”, reforçou Glória.
 
A receita do cuidado
“Tia, o lanche está tão gostoso! ”, essa é uma das frases que segundo a merendeira Ana Cristina Costa, de 30 anos, é um motivacional diário para preparar as refeições. “Ver como eles ficam felizes se alimentando é um sinal de que tudo o que fazemos com amor e carinho dá certo”, completou.
 
Além de preparar as merendas dos alunos, Fernando Almeida se destaca ao interagir com as crianças, ele considera importante explicar o cardápio diário de uma forma didática. “Eles me perguntam e eu conto detalhadamente o tipo de comida, brinco, às vezes faço gestos e mímicas e com isso eles ficam encantados por mim”, disse.
 
Planejamento que faz a diferença
Antes da finalização das refeições, existe também um planejamento que segue o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), com intuito de oferecer um cardápio saudável, por meio da substituição do açúcar pelo adocicado das frutas, redução de óleo e até adaptações para as crianças que possuem algum tipo de intolerância.
 
Durante o evento, em seu discurso, a coordenadora de Alimentação Escolar de Araguaína, Izaelma Dione, reforçou a importância de todas as etapas do trabalho em equipe. “Sem vocês, o nosso trabalho não seria concluído com sucesso. Só quero agradecer a todos”, elogiou.
 
 


“Os filhos tão pequenos não são nossos, mas a gente cria um amor de mãe por eles”, relatou Glória Dias, que atua como merendeira há 28 anos



Durante o evento, ainda teve uma aula prática com educador físico sobre a importância dos exercícios laborais para o bom desempenho das atividades diárias


Publicado: Data: 07/11/2022 Autor:Ascom







voltar