.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 01 De Fevereiro De 2023 |    CLIMA: Chuvoso de manha. Aberturas de sol a tarde e pancadas de chuva que vao ata a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 29 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   DAT- Sistema de declação de acidentes astt


Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Araguaína realiza fórum inédito de Educação Inclusiva na próxima terça-feira, 25

Publicado: Data: 21/10/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Evento será no formato on-line, transmitido pelo Youtube, na página da Diretoria de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação e deve reunir mais de dois mil professores

Por Adriana Santana | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína promoverá nesta terça-feira, 25, o 1º Fórum de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação. Com o tema “Construindo caminhos para uma escola inclusiva de qualidade”, o evento reunirá, no formato on-line, mais de dois mil professores entre profissionais da rede pública e particular de ensino.

O evento será transmitido pelo Youtube no canal da Diretoria de Formação Continuada da Secretaria da Educação, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. O objetivo do fórum é promover a capacitação dos educadores e de todos os envolvidos com o processo de ensino.

De acordo com a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura, a formação é uma oportunidade de aprimoramento da inclusão no âmbito educacional. “Somos uma rede forte que não cansamos de investir na formação dos nossos profissionais, o fórum vem para reforçar e ampliar nossos conhecimentos e melhorar sempre mais nossa educação”.

Temáticas
Entre os assuntos discutidos, estão “A construção de uma escola inclusiva”, "Práticas pedagógicas inclusivas: estratégias, recursos e tecnologias para a aprendizagem da pessoa com deficiência", “Aprendizagem social e condicionamento de comportamentos no contexto escolar de alunos com TEA e outros transtornos” e “Respeito à Diversidade”.

Participarão do evento profissionais renomados como o médico psiquiatra Thiago Rocha, de Porto Alegre, especialista na infância e adolescência, mestre e doutor em Psiquiatra e Ciências do Comportamento, além de idealizador do Método FES (Filhos Emocionalmente Saudáveis), que abordará sobre a aprendizagem e comportamento de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Também fará parte da programação o poeta e artista conhecido nacionalmente Bráulio Bessa, que falará sobre respeito à diversidade.

Educação Especial
O Programa de Educação Inclusiva é desenvolvido em Araguaína desde 2003, por meio de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Educação. Em 2015, com a publicação do Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei Municipal nº 2.957, a Educação Especial ganhou maior projeção e planejamento para ampliar a oferta de serviços.

De acordo com dados da secretaria da Educação da cidade, são 81 escolas e creches, sendo 30 delas referência no Ensino Especial no Tocantins. Mais de 40 professores são preparados continuamente para acolher e alfabetizar os mais de 600 alunos com algum tipo de deficiência, matriculados nas unidades de ensino de Araguaína.

O Município também oferece o transporte escolar acessível, com veículos adaptados, para atender os alunos com deficiência física, além de serem acompanhados de um monitor e outros serviços. 

 

Publicado: Data: 21/10/2022 Autor:Ascom







voltar