.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 03 De Outubro De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 37 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

No Dia da Árvore, Prefeitura realiza ação ambiental inédita no Parque Cimba

Publicado: Data: 21/09/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Com reaproveitamento de cabines telefônicas (orelhões), primeira casa de coruja buraqueira foi implantada nesta quarta-feira, 21, e teve a participação de alunos da rede municipal

Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Neto Sandes

Celebrando o Dia da Árvore, a Prefeitura de Araguaína realizou nesta quarta-feira, 21, no Parque Cimba, a implantação da primeira casa de coruja buraqueira feita por meio do reaproveitamento de cabines telefônicas (orelhões). A ação faz parte do projeto inédito realizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Araguaína em parceria com a Reciclarte - Escola de Artes de Araguaína.

A instalação do abrigo para as corujas teve a participação de alunos da Escola Municipal Benedito Canuto Braga, de técnicos ambientais e dos professores da Reciclarte.

“O projeto está em fase de desenvolvimento e a equipe da Reciclarte segue na fase de reforma dos orelhões. Hoje, colocamos o primeiro modelo dos abrigos que servirão para evitar atos de vandalismo contra o ninho desses animais, esse é o principal objetivo das unidades que confeccionaremos”, explicou o biólogo Tibério Dias.

As cabines telefônicas utilizadas na elaboração dos abrigos foram retiradas das ruas após o aumento do acesso aos celulares. Os aparelhos serão reformados, passarão por pintura e outras adequações, alinhadas com o meio ambiente.

Plantio de árvores

Além do lançamento do protótipo, os alunos realizaram o plantio de mudas de árvores no Parque Cimba. Entre as espécies plantadas estão o oiti, pau preto e o ipê que são nativos da região.

De acordo com o assessor técnico ambiental Jhemerson Rodrigues, a ação faz parte das atividades de um projeto de educação ambiental desenvolvido nas escolas. “Esse momento é uma extensão do que levamos para a sala de aula, na prática as crianças aprendem o que é ecologia, além de criarem um vínculo afetivo e responsável com o parque, com as árvores, já que acompanharão a evolução das mudas plantadas por eles”.

Aprendendo a cuidar

O estudante Diogo Carvalho, de 11 anos, acompanhou atento o passo a passo do plantio. “Eu já ajudo minha mãe em casa quando ela quer plantar alguma coisa, só que eu não sabia como fazer direito, hoje com o tio explicando aqui eu já vou saber ajudar melhor a minha a plantar e a cuidar”.

Para a aluna Giovana Carolina, 11 anos, essa foi a primeira experiência com o manuseio de mudas. “Eu gostei muito de aprender como plantar e como cuidar depois, porque não é só colocar ela aqui, tem que molhar e sempre observar, senão ela morre”.

Desenvolvimento sustentável nas escolas

Desde o início deste mês, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente desenvolveram várias ações com os alunos da Escola Municipal Benedito Canuto Braga, como palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas, como parte do Projeto ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) nas escolas. O projeto é realizado em todas as unidades de ensino durante o ano, seguindo um cronograma.

O objetivo do projeto é trabalhar a integração entre o ser humano e o meio ambiente promovendo a cooperação e comprometimento da comunidade com o meio ambiente. Dentro das escolas são realizadas atividades que fortaleçam os princípios da sustentabilidade por meio da política municipal de educação ambiental, em projetos, cursos, oficinas, eventos e campanhas de conscientização.


As cabines telefônicas utilizadas na elaboração dos abrigos foram retiradas das ruas após o aumento do acesso aos celulares


“Eu gostei muito de aprender como plantar e como cuidar da plantinha", disse a aluna Giovana Carolina.

Publicado: Data: 21/09/2022 Autor:Ascom







voltar