.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 03 De Outubro De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 37 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Carreta móvel da saúde oferta atendimento gratuito a mulheres do Setor Costa Esmeralda nesta quarta-feira, 21

Publicado: Data: 20/09/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Por Adriana Santana | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

A Secretaria da Saúde de Araguaína oferecerá atendimento gratuito para exames de mamografia e Papanicolau para moradoras do Setor Costa Esmeralda nesta quarta-feira, 21. A unidade móvel do Hospital do Amor, parceira do Município nesta ação, estacionará na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Dantas, localizada na Rua CE 8, s/n, das 8 às 15 horas.

Os exames de mamografia serão para mulheres de 40 a 69 anos e o de Papanicolau, para o público feminino entre 25 e 64 anos.

“Essa é mais uma ação da Saúde de Araguaína para chamar a atenção da população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e útero. É sempre importante reforçar às mulheres que fazem parte do público-alvo da necessidade dos exames periódicos, para evitar problemas futuros”, destacou a responsável pela Área Técnica Saúde da Mulher, Tuliana Santos.

Critérios
Para a realização dos exames, as pacientes deverão seguir alguns critérios, além da idade: não estar grávida ou amamentando; não ter realizado o exame em um período menor que um ano em outra instituição; não utilizar hidratantes e talcos antes do exame. Mulheres que já trataram de câncer de mama não podem fazer a mamografia na carreta.

As mulheres que tiverem interesse devem ir direto à unidade levando cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço. 

Atendimento nos bairros
Na quinta-feira, 21, a carreta da saúde estacionará na UBS Manoel dos Reis, na Rua das Tulipas, no Jardim das Flores, das 8 às 15 horas. Já na sexta-feira, 22, os atendimentos serão na unidade de saúde do Setor Lago Azul, localizada na Rua Lago Azul, no mesmo horário.

Instituto de Prevenção de Araguaína
Em junho deste ano, uma ação realizada durante a Expoara (Exposição Agropecuária de Araguaína) atendeu mais de 300 mulheres com exames de mamografia. Além das ações itinerantes, o Município conta também com o Instituto de Prevenção de Araguaína (Clínica da Mulher), que reúne em um só lugar consultas e exames gratuitos de prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e mama. 

A unidade está instalada no Setor Vila Norte, à Rua das Colinas, nº 716, e tem capacidade para atender diariamente 100 mulheres de toda a região. Além da unidade fixa, os atendimentos também são realizados na carreta estacionada em frente ao instituto.
 

Publicado: Data: 20/09/2022 Autor:Ascom







voltar