.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 03 De Outubro De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 37 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Em Araguaína, moradores em situação de rua participam de ação do Setembro Amarelo

Publicado: Data: 19/09/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Encontro foi realizado no quiosque do Banho Solidário, na Praça das Bandeiras, e contou com palestras, roda de conversa, café da manhã e atenção à saúde

Por Carine Flores - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Uma ação sobre saúde mental proporcionou aos mais de 50 moradores em situação de rua de Araguaína conhecimento sobre a Campanha Setembro Amarelo. O encontro foi realizado no último dia 16, no quiosque do Banho Solidário, na Praça das Bandeiras. Durante o dia, os moradores participaram de palestras com a temática de valorização da vida, de roda de conversa com os profissionais, e receberam atenção à saúde, além de um café da manhã.

“Em decorrência da situação que eles vivem e por sabermos  que a maioria já sofreu com pensamentos ou tentativas suicidas, percebemos a necessidade de promover essas atividades no intuito de conscientizar, amparar, e respeitar a história de vida de cada um”, disse a diretora da Proteção Social Especial de Araguaína. Jocélia Alves.

As atividades são promovidas pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, por meio da Diretoria da Proteção Social Especial, e em parceria com o projeto Consultório na Rua.

Oportunidade
Jorge tem 28 anos e, desde os 20, escolheu as ruas para viver. Natural da cidade de Marabá (PA), ele conta que chegou em Araguaína em 2018. “Eu já morei em várias cidades e há quatro anos decidi ficar aqui em Araguaína. As pessoas pensam que é uma escolha fácil, mas não é”.

Segundo a psicóloga Francimeire dos Santos, que atende  no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Araguaína, durante a roda de conversa, os moradores em situação de rua relataram sobre problemas emocionais.

“Os relatos apontam as dificuldades que cada um tem e as principais causas estão relacionadas aos conflitos familiar, vício em drogas ou álcool ou problemas relacionados à saúde mental. Essas ações em conjunto já aplicados no município, são fundamentais para garantir mais dignidade a essas pessoas”, destacou a psicóloga.

Mais ações
Administrado pela Secretaria da Assistência Social, o Projeto Banho Solidário funciona em um quiosque na Praça das Bandeiras e proporciona aos moradores em situação de rua o acesso a banhos, kits de higiene, roupas, tolhas limpas e refeição com a entrega de marmitas. Atualmente, os banheiros funcionam das 8 às 14 horas, durante todos os dias da semana.  
 
Saúde na Rua
Serviços de saúde são disponibilizados aos moradores em situação de rua pelos profissionais do Programa Consultório na Rua. Fazem parte do programa técnico de enfermagem, enfermeira, assistente social e agente social. De segunda a sexta-feira, o grupo percorre a cidade e realiza os atendimentos.
 
Tratamentos

Moradores em situação de rua que necessitam de tratamento contra dependência química, são atendidos no CAPS-AD 3 (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas) e no Centro Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos Unidade de Acolhimento Adulto).

O atendimento do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também disponibiliza equipes para percorrer as ruas e realizar o Serviço Especializado em Abordagem Social.


No local, profissionais da saúde realizaram diversos serviços como a verificação de pressão, exame de glicose, curativos e encaminhamentos



"Receber apoio da cidade e o respeito das pessoas é muito importante para nós", relatou o morador

Publicado: Data: 19/09/2022 Autor:Ascom







voltar