.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 03 De Outubro De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 37 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Moradores de Araguaína recebem workshops sobre a segurança da Usina Corujão

Publicado: Data: 16/09/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Por Marcelo Martin | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Ação é uma das etapas para implantação do Plano de Ação de Emergência, que terá placas sinalizando rotas de evacuação, sirenes e pontos de encontro para atendimento da população

Moradores de Araguaína receberam um workshop sobre a segurança da Usina Corujão nesta semana. As apresentações realizadas pela Enel Green Power em parceria com a Defesa Civil do Município fazem parte do cumprimento à nova legislação de segurança das barragens. O objetivo foi apresentar os conceitos do PAE (Plano de Ação de Emergência) e mostrar transparência às famílias que moram às margens do Rio Lontra, após a barragem da Usina Corujão.
 
Na tarde de quarta-feira, 14, quase 20 moradores ribeirinhos do Bairro JK conheceram o plano em reunião na Paróquia São José Operário. Maria Creusa da Silva, 60 anos, contou que a família vive às margens do Rio Lontra desde que nasceu e que agora se sente mais segura. “Eu vou valorizar mais essa tecnologia e os órgãos, porque são muito competentes para ensinar. Foi uma ótima reunião”.
 
Além dessa, outras duas reuniões foram realizadas nesta semana, com moradores do Setor Nova Araguaína, na Creche Nossa Senhora da Natividade, e com moradores da região do Unitpac, no auditório da instituição de ensino superior.
 
Mapeamento
Em parceria com a Prefeitura, a Enel Green Power fez o mapeamento da região e da ocupação urbana nas áreas localizadas na zona de autossalvamento em um raio de 3 km da usina. Nas próximas semanas, as placas serão instaladas nas regiões ribeirinhas nos bairros Nova Araguaína, Araguaia, JK, nas áreas de chácaras da Vila Azul, e nas regiões do Unitpac, Laticínio Santa Fé, estação de tratamento de esgoto da BRK, Hotel Pacífico e Vila Frimar.
 
“É fundamental que as pessoas saibam que a usina é segura e que todas essas ações fazem parte de protocolos obrigatórios de segurança. Por isso, depois de instalada a sinalização, faremos um treinamento com moradores e funcionários destas regiões. É importante lembrar que na situação real, as sirenes irão tocar no primeiro sinal de instabilidade da barragem para que os moradores possam sair do local em segurança”, afirmou o secretário da Defesa Civil em Araguaína, Ricardo Isaias.
 
PAE
O PAE é desenvolvido pela Enel Green Power para adequar a usina à Lei nº 14.066, de 2020, que alterou a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010). A elaboração do plano já passou por cadastro da população e propriedades, definição de pontos seguros e rotas de fuga, articulação com o Poder Público, e atualmente estão sendo executadas ações previstas no Plano de Comunicação.
 
“A companhia monitora suas barragens 24h por dia, sete dias na semana, utilizando sistemas remotos, com transmissão em tempo real. Além disso, técnicos realizam inspeções periódicas nas estruturas de nossas hidrelétricas. A usina Corujão segue este padrão de segurança. A implementação do PAE vem agregar ações preventivas, com o intuito de manter a população orientada e engajada”, explicou a gerente de segurança de barragens e infraestrutura civil da companhia, Juliana Martins.


Maria Creusa da Silva, 60 anos, vive com a família às margens do Rio Lontra desde que nasceu e diz que agora se sente mais segura


Além dessa, outras duas reuniões foram realizadas com moradores do Setor Nova Araguaína e da região do Unitpac

 



Publicado: Data: 16/09/2022 Autor:Ascom







voltar