.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 03 De Outubro De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 37 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Saúde de Araguaína alerta sobre baixa umidade do ar e tempo seco no mês de setembro

Publicado: Data: 15/09/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Algumas medidas simples podem reduzir os incômodos e proporcionar bem-estar durante o período de estiagem

Por: Carine Flores  Foto: Marcos Sandes/Ascom

Por falta de chuvas, no mês de setembro o tempo fica mais seco na região Centro-Oeste e em partes do Norte do País e, consequentemente, doenças respiratórias podem surgir. Para a médica otorrinolaringologista Andreza de Castro, que atende no AME (Ambulatório Municipal de Especialidades), da Secretaria da Saúde de Araguaína, a baixa umidade do ar registrada na cidade provoca o aumento de doenças e desconfortos. 

“Nesta época, o ar seco causa o ressecamento da mucosa nasal, prejudicando suas funções de barreira e de umidificação do ar inspirado. Além disso, a inalação de fumaça proveniente das queimadas, mais frequentes nesta estação do ano, também geram dano ao sistema respiratório”, explicou a especialista.

Ainda de acordo com a médica, as principais doenças diagnosticadas no mês de setembro são: rinite, bronquite, sinusites, asma e em casos mais graves até pneumonia.  Além dos sintomas respiratórios, o clima seco pode causar irritação nos olhos e problemas na pele, como ressecamento e alergias. 

Para orientar a população sobre os cuidados com a baixa umidade do ar, a profissional destaca sobre algumas medidas simples, que qualquer pessoa pode adotar para reduzir os incômodos. Uma delas é manter uma boa hidratação, com a ingestão regular de água, pois a desidratação do organismo dificulta a umidificação das mucosas o que gera desconforto.  

Outras medidas são usar hidratantes nasais em forma de gel, podem amenizar os desconfortos nas vias respiratórias; utilizar umidificadores de ar, bacias com água e toalhas molhadas, principalmente em ambientes com uso de ar condicionado (que tornam o ar ambiente ainda mais seco) também são boas alternativas nesse período; e o uso de óculos de sol, sombrinhas e chapéus, que são ótimas alternativas para amenizar o impacto do sol.
 

Cuidados com a pele
A Secretaria da Saúde de Araguaína também orienta sobre os cuidados com a exposição solar. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultravioleta, principais responsáveis pelo surgimento de doenças de pele, como o câncer. A dica é evitar a exposição ao sol nos horários citados acima, mesmo que o tempo  esteja nublado. Também é recomendável permanecer em locais com sombra, e aplicar protetor solar.

Unidades de atendimento
Em caso de doenças relacionadas ao tempo seco, a população pode procurar a UBS (unidade básica de saúde) mais próxima para casos leves. Em caso mais graves, as unidades de pronto atendimento estão disponíveis 24 horas: o PAI (Pronto Atendimento Infantil) e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).


Importante lembrar que as nuvens não impedem a passagem da radiação solar, e tanto a radiação UVA quanto a UVB podem prejudicar a saúde da pele


Publicado: Data: 15/09/2022 Autor:Ascom







voltar