Quarta-feira, 01 De Fevereiro De 2023 |    CLIMA: Chuvoso de manha. Aberturas de sol a tarde e pancadas de chuva que vao ata a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 29 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   DAT- Sistema de declação de acidentes astt

Site leilao de Imveis

Jogos da Integração Escolar de Araguaína reúne 1.500 alunos em 12 modalidades esportivas

Publicado: Data: 01/09/2022 Autor: Ascom

Giovanna Hermice | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Nesta 6ª edição, estão participando estudantes do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) das 46 unidades de ensino da zona urbana e rural

Com o tema “Unidade: Juntos somos melhores", a Prefeitura de Araguaína iniciou a 6ª edição dos Jogos da Integração Escolar, nessa terça-feira, 30. Ao todo, 1.500 alunos do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 46 unidades da zona rural e urbana estão participando de 12 atividades.

Os jogos estão sendo realizados no Complexo Poliesportivo do Setor Xixebal e na quadra da Escola Municipal Domingos de Sousa Lemos, a partir das 8 horas. A temática dessa edição tem como objetivo reforçar que os resultados podem ser alcançados mais rapidamente quando se trabalha em equipe.

“Nos preocupamos com a formação integral da criança, por isso é importante ir além da sala de aula para oportunizar momentos de integração, intercâmbio entre os alunos, além de estimular hábitos saudáveis com a prática esportiva”, disse a secretária da Educação, Elizângela Moura.

Os estudantes estarão envolvidos em atividades como: Corrida de 50 metros, corrida de 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, circuito de velocidade e agilidade, dama, tênis de Mesa, boliche, queimada, futsal, dama, queimada e vôlei.

Mais alunos envolvidos
Neste ano, o cenário permitiu com que as atividades dos Jogos fossem ampliadas saindo de nove para doze tipos de modalidades, além do número de estudantes competindo que aumentou para 1.200.
“Em 2021, trabalhamos apenas modalidades individuais, neste ano com a diminuição dos casos da covid-19, avanço na vacinação alívio no contágio optamos em fazer também as atividades coletivas”, explica o superintendente da Educação, Railon Gomes.

Evento de abertura
A cerimônia de abertura foi realizada na Escola Municipal Domingos de Sousa Lemos, no Setor Jardim das Flores. No ginásio da unidade, estudantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da Escola Municipal William Castelo Branco realizaram apresentações de dança. Dentre as canções interpretadas estava “Se farinha fosse”, do compositor Genésio Tocantins.Além disso, a abertura contou com o momento cívico e a tradição de ser acendida a tocha olímpica. “Já participei de outros jogos, pois acho muito legal e nesse estarei jogando queimada. Eu também entrei segurando a bandeira da cidade e foi lindo”, disse Laura Borges, estudante do 5° ano.

Etapas
No período de maio a junho, os alunos  participaram dos jogos de interclasse, que serviu como fase classificatória. Os Jogos da Integração estão na primeira fase das competições entre as escolas, conhecida como eliminatória simples, e irão até esta sexta-feira, 1º.
Já a segunda etapa, ou seja, a final dos jogos, será realizada do período de 12 de setembro a novembro. As premiações estão previstas para os dias 9 e 10 de novembro.

“Já participei de outros jogos, pois acho muito legal e nesse estarei jogando queimada. Também entrei segurando a bandeira da cidade e foi lindo”, disse Laura Borges, estudante do 5° ano.

Na cerimônia de abertura, alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) levaram a alegria para o público dançando no ritmo axé music a composição “Dança da Mãozinha”.

Publicado: Data: 01/09/2022 Autor:Ascom