.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 19 De Agosto De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Moradora e política na Europa tem Araguaína como modelo de gestão

Publicado: Data: 02/08/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Susanne Voser atuou como prefeita e senadora na Suíça e está no Tocantins a passeio. Ela foi recebida no Gabinete da Prefeitura e participou da sessão na Câmara de Vereadores, na última segunda-feira, 1°

Por Giovanna Hermice - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Araguaína recebeu Susanne Voser que atuou na política da Suíça como prefeita e senadora. Após um encontro no gabinete da Prefeitura com o secretário-chefe José Miguel Filho e o secretário de Governo, Israel Gomes, a ex-gestora também usou a tribuna de honra na Câmara de Vereadores nessa segunda-feira, 1°. Voser contou que o Município se tornou um modelo de gestão para ela, que foi eleita gestora na cidade de Neuenhof e para o Senado no estado suíço de Aargau.

Na tribuna da Câmara araguainense, ela contou que há quase 20 anos esteve na cidade e destacou o quanto a infraestrutura se desenvolveu nesse período. “Aqui evoluiu em vários sentidos, tem muita diferença, até parece outra cidade”.

Ao visitar o Gabinete da Prefeitura, ela destacou sua curiosidade em conhecer como funciona a administração pública local. Para o secretário de Governo de Araguaína, Israel Gomes, ter alguém da Europa admirando a gestão da cidade mostra a evolução da política araguainense.  

“Para nós é uma alegria ouvir de uma pessoa que tem conhecimento europeu, o quanto ela achou a cidade moderna, bem cuidada e com uma gestão que tem valorizado o nosso cidadão. Além disso, Araguaína é calorosa e gosta de receber bem todos”, relembrou Gomes.

Nos últimos 10 anos, Araguaína implantou mais de 800 km de asfalto novo de qualidade, parques urbanos e espaços de lazer ineditos na região, vias que trazem mobilidade, dobrou o número de vagas na Educação e ainda entregou quase sete mil casas em bairros planejados.

Comunicação que aproxima
Dentre os aspectos positivos observados pela ex-senadora suíça está o acesso à informação da gestão com o cidadão. “A facilidade de comunicação e da população para chegar até os políticos me encantou. Enquanto lá os parlamentares se escondem atrás de um muro, aqui é diferente, eles são muitos receptivos”.
A Câmara de Vereadores estava cheia, com a presença da comunidade o que também a deixou surpresa. “Na Suíça, somos da democracia direita, mas lá temos menos pessoas interessadas na política do que aqui, essa participação das pessoas me chamou a atenção”.

Preparação política
A suíça estava acompanhada do sobrinho, o professor da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) Eduardo Lopes, morador de Araguaína há 19 anos. Lopes foi o responsável por levar a tia para conhecer a administração pública e os principais locais da cidade.

“Eu estou sendo o guia turístico dela, a levei em pontos como Parque Cimba e Via Lago. Nessa programação, ela tem como objetivo conhecer o modelo da política aqui para aplicar em seu país, pois pretende se candidatar com presidente”, destacou.
 


“Na Suíça, somos da democracia direita, mas lá temos menos pessoas interessadas na política do que aqui, essa participação das pessoas me chamou atenção”, finalizou Susanne

Publicado: Data: 02/08/2022 Autor:Ascom







voltar