.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 20 De Maio De 2022 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 16ºC | Máxima: 29 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Araguaína testa alta tecnologia inédita para limpeza de bocas de lobo e tubulações

Publicado: Data: 10/05/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Rede de drenagem está recebendo o serviço da Prefeitura com caminhões equipados com hidrojato e sucção a vácuo. Junto à manutenção, um drone está identificando vazamentos e esgotos clandestinos

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Araguaína iniciou um teste de limpeza da rede de drenagem do município com equipamentos de alta tecnologia, nessa segunda-feira, 9, pelo Setor Jardim das Palmeiras. O serviço inédito da Prefeitura usa caminhões equipados com hidrojato e sucção a vácuo, além de um drone para identificar a saúde dos encanamentos e a existência de esgotos clandestinos.
 
O prefeito Wagner Rodrigues acompanhou a primeira operação junto com secretários e técnicos municipais. “Nós temos muitos entupimentos na nossa rede de drenagem, o que prejudica o bom funcionamento, causando os alagamentos e danos no asfalto. Esse trabalho é um piloto do que devemos contratar para toda cidade”, afirmou.
 
Nesta terça-feira, 10, partir das 8 horas, a manutenção será na Avenida Cônego João Lima, no Entroncamento.
 
Modernização do serviço
São usados dois caminhões, enquanto um possui uma bomba de hidrojato que empurra a sujeira dentro da tubulação, o outro veículo suga o resíduo com uma bomba de sucção a vácuo. Tudo o que é coletado terá destinação correta no aterro sanitário.
 
Após a limpeza, é inserido pela boca lobo um drone com rodas que possui câmera e lanterna. Por meio de um monitor, o técnico mapeia a rede, identificando a necessidade de manutenção e bloqueio de esgoto clandestino.
 
“É o mesmo serviço usado em grandes cidades, como Goiânia e Uberlândia. Com esse equipamento conseguiremos alcançar pontos da rede que são de difícil acesso, além de ser muito mais rápido do que a limpeza manual”, afirmou o secretário da Infraestrutura, Frederico Prado.
 
Ampliação da drenagem
A Prefeitura de Araguaína vem ampliando a rede de drenagem e desde 2013 foram implantados quase 330 km que já resolveram alagamentos em diversos bairros, além de contribuir para aumentar a longevidade do asfalto. Com o lixo e esgoto lançados irregularmente, as bocas de lobo e tubulações entopem, causando transtornos em diversos pontos da cidade.
 
Para a manter a funcionalidade, a equipe da Secretaria da Infraestrutura realiza manutenções constantes nas bocas de lobo, o que terá mais eficiência com a tecnologia. Durante o período chuvoso, são retiradas mais de três toneladas de lixo por dia.


 Após a limpeza, é inserido pela boca lobo um drone com rodas que possui câmera e lanterna. Por meio de um monitor, o técnico mapeia a rede, identificando a necessidade de manutenção e bloqueio de esgoto clandestino


O prefeito Wagner Rodrigues acompanhou a primeira operação junto com secretários e técnicos municipais

Publicado: Data: 10/05/2022 Autor:Ascom







voltar